IoT e monitoramento em tempo real garantem eficiência na GameXP

Maria Ligia
Maria Ligia
Publicado em 25/07/2019 às 20:07

Lucas Moraes, do JC, especial para o MundoBit

Para garantir conectividade às 100 mil pessoas que estarão presentes na GameXP, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, a partir de hoje (25) até o domingo (28), além da infraestrutura para suportar a robustez do evento, a Oi instalou mais de 300 equipamentos, 26 km de fibra óptica e cerca de 148 antenas para garantir 300 conexões Wifi simultâneas.

No terceiro ano como patrocinadora master da XP, a companhia tem apostado na ampliação de IoT (internet das coisas) e monitoramento em tempo real para garantir o máximo em eficiência.

"O evento tem comportamento de massa, e à medida que as pessoas vão se locomovendo para as atrações temos que manter a capacidade independente do montante", afirma o diretor de infraestrutura da Oi, Gustavo Bambriela.

Para realizar o monitoramento de toda a infraestrutura, que ano passado gerou um tráfego de 34,2 terabytes, a Oi conta com um centro de operações, NOC instalado dentro da XP e um serviço de Gestão Integrada (GIS).

Em tempo real, serão monitorados o tráfego de dados online, número de pessoas conectadas e distribuição de rede, além da grande novidade que é o monitoramento de abertura de portas, energia e temperatura de equipamentos via IoT.

"Ao redor de cada grande área do evento, fazemos a monitoração em tempo real, recebendo insights dentro de cada área. A premissa do evento é que ela tenha 100% disponibilidade de conexão, então sempre que sai um alarme em alguma dessas áreas, ele já é diagnosticado automaticamente, então já vamos certo com um diagnóstico do que fazer", confirma Bambriela.

Ao todo são 11 anéis que dividem as áreas com soluções aplicadas. Justamente por se tratarem de anéis, ou seja, circuitos fechados entre si, caso haja uma pane, o serviço é contingenciado sem impacto ao negócio.

A atualização das telas de monitoramento são feitas a cada 30 segundos, com contingenciamento acionado de forma automática pelo sistema, sem percepção por parte do usuário de falhas.

Os cuidados com a infraestrutura de TI na XP é vital, já que o evento é o maior da categoria na América Latina. Com 160 mil m quadrados, este ano a GameXP teve ampliação de 60% da sua área externa para receber 100 mil pessoas até o próximo domingo.

Oi Game Arena

Dentro do parque olímpico, além de atrações como montanha-russa VR, com realidade virtual, duas arenas serão transformadas em palco da GamePlay Arena, onde o público poderá jogar lançamentos em primeira mão, testar prévias e participar de ativações exclusivas.

Apenas na Oi Game Arena, até quatro mil pessoas poderão assistir simultaneamente campeonatos profissionais e oficiais, em uma supertela de 1.500 metros quadrados, a maior do mundo para games.

"A Oi conecta a GameXP desde 2017.Temos a maior tela de games do mundo, e precisamos de uma conexão protegida. Pra gente que tem como objetivo sempre uma melhor experiência, essa parceria é fundamental", conta a CEO da GameXP, Roberta Coelho.