Google confirma que funcionários ouvem conversas do assistente virtual

Jennifer Thalis
Jennifer Thalis
Publicado em 12/07/2019 às 11:50
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay FOTO: Foto: Pixabay

Com informações da Folha de S. Paulo – Após uma denúncia feita por uma reportagem de uma emissora pública belga, a Google confirmou que funcionários terceirizados estavam ouvindo gravações feitas por clientes no assistente virtual da empresa.

Publicada nesta semana, a reportagem da VRT NWS informa que a Alphabet (controladora do Google) contrata funcionários em todo o mundo para ouvir gravações de conversas. Essas conversas são as que os usuários têm com o Google Assistente. O app está disponível no Google Home e nos dispositivos Android.

A reportagem da emissora pública diz que as gravações podem expor informações confidenciais sobre os usuários, como nomes e endereços. Ela também afirma que o Google, em alguns casos, grava as vozes de clientes mesmo quando não estão usando o Google Assistente.

Defesa

Em uma postagem feita nesta quinta-feira (11), o Google confirmou que emprega pessoas em todo o mundo para escutar uma pequena amostra de gravações. O Google afirma ainda que especialistas em idiomas ouvem 0,2% dos “trechos de áudio” tirados do Google Assistente. Isso aconteceria para entender melhor os diferentes idiomas, sotaques e dialetos.

“Essa é uma parte crítica do processo de construir tecnologia de voz e é necessária para criar produtos como o Google Assistente”, explica a empresa. Uma amostra de gravações de voz foi compartilhada por um funcionário com jornalistas da VRT News. O Google culpou um contratado desonesto por vazar o áudio de clientes holandeses, violando suas políticas de segurança de dados, e disse que está investigando o caso.

Em 2018, a Amazon reconheceu que um de seus alto-falantes domésticos Echo registrou por engano uma conversa privada e a enviou para uma pessoa na lista de contatos do proprietário.