Cenários e cultura do Recife dão vida a jogos gratuitos para download

Maria Ligia
Maria Ligia
Publicado em 09/07/2019 às 21:02
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação FOTO: Foto: Divulgação

Além de divertidos, os jogos estimulam a capacidade de tomada de escolhas, a reflexão sobre as próprias ações, e a formação de um senso de propósito. Por isso, a gamificação, ou seja, o uso dos recursos dos jogos em outros contextos, pode ter impacto social e emocional em quem joga. Não é à toa que o desenvolvimento e utilização de novas tecnologias para fins pedagógicos se tornam cada vez mais comuns. Com o propósito de reforçar o compromisso socioambiental nos jovens, - e de maneira divertida, é claro -, a Prefeitura do Recife disponibiliza, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, 17 jogos digitais sobre assuntos como verde urbano, biodiversidade e sustentabilidade dos mangues. E todos disponíveis nesse link para download.

Com o Recife como pano de fundo, o tema geral é o cuidado com a natureza. Dez dos jogos são protagonizados pela Turma Mangue e Tal, e exploram cenários como o Marco Zero, a Praia de Boa Viagem, o Centro da Cidade e o Rio Capibaribe. Em ‘Ecoaventura’, o jogador coleciona pontos pelos números de árvores plantadas, lixeiras de coleta seletiva, animais salvos e lixo coletado do rio. Como recompensa, os pontos podem ser trocados por prêmios da loja virtual que simbolizam a cultura local.

Em ‘Preservando Recife, Jô - Por um Recife Mais Verde’, ‘Recife Limpeza, Capibaribe - O Guardião da Biodiversidade’, e ‘Preservando Recife, Mangue e Tal - Marco Zero’, outros títulos da coleção, o som dos ritmos pernambucanos ciranda e maracatu embalam a aventura.

No Econúcleo Jaqueira, os games são apresentados tanto no formato touchscreen, no computador e no celular; quanto nos óculos de Realidade Virtual. Em uma das atividades, na sala de Ecointeratividade, no Parque da Jaqueira, o usuário simula um passeio de balão, bicicleta e barco pelas margens do Rio Capibaribe, do Parque Santana ao Jardim do Baobá. Uma oportunidade de viver a cidade de uma forma diferente.

Dez jogos da Turma do Mangue e Tal estão disponíveis também para download na PlayStore, reunidos no app Mangue e Tal PlayBook. O software ainda traz vídeos e outros conteúdos educativos. Resultado de uma de uma parceria entre a prefeitura e o curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco. Os jovens que participam da rede municipal de ensino também podem usar o tablet para se divertir com 14 games.

Foto: Divulgação