publicidade
05/07/19
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

Novo golpe no WhatsApp promete 13º do Bolsa Família

05 / jul
Publicado por Maria Ligia em Aplicativos às 15:22

Se você receber uma mensagem no WhatsApp prometendo a liberação do 13º salário do Bolsa Família, fique alerta. Trata-se de um novo golpe, que, em sete dias, foi compartilhado e acessado por pelo menos 180 mil pessoas no Brasil. São mil novos acessos à fraude registrados por hora, de acordo com a dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe.

Reprodução/psafe

Ao clicar no endereço eletrônico, a página maliciosa pede dados pessoais do usuário, como nome completo e endereço. Depois, solicita que o link malicioso seja compartilhado com contatos e grupos no Whatsapp para enfim liberar o suposto benefício à vítima.

Reprodução/psafe

O internauta ainda é induzido a conceder permissão para receber futuras notificações no próprio celular com outros golpes. Com isso, o criminoso forma um canal direto de comunicação com a vítima, sem necessidade de mandar e-mail ou SMS. Como se não bastasse, o link redireciona para outras páginas falsas para a instalação de apps infectados com vírus.

Segundo o diretor do dfndr lab, Emilio Simoni, a temática do programa do governo tem um apelo grande para a população, o que facilita a viralização do golpe. Por isso, sempre verifique em sites oficiais as informações que recebe pelo celular. E isso vale para outros conteúdos, como promessas de brindes ou descontos. Também convém baixar um antivírus no seu celular, para reforçar a segurança.


FECHAR