Jovens brasileiros apresentam experimento espacial na Nasa

Jennifer Thalis
Jennifer Thalis
Publicado em 02/07/2019 às 12:06
Foto: Colégio Dante/Divulgação
Foto: Colégio Dante/Divulgação FOTO: Foto: Colégio Dante/Divulgação

Uma pesquisa realizada por cinco estudantes brasileiros foi enviada à Estação Espacial Internacional (ISS) e apresentada nessa segunda-feira (1º), em um evento Aeroespacial do Smithsonian, localizado em Chantilly, no Estado da Virginia.

A equipe é formada por Laura D’Amaro, Otto Gerbakka, Guilherme Funck e Sofia Avila. Ele são alunos do nono ano de uma escola de São Paulo. Juntos, os jovens criaram um experimento chamado de Cimento Espacial. Ele tem como objetivo descobrir como o cimento reagiria no espaço e que efeito teria a radiação no material. Em junho do ano passado, o projeto foi lançado ao espaço pela Nasa, em um foguete da SpaceX.

Para ser adotato à Nasa, o experimento consistiu na mistura do cimento, água e plástico reciclado. Durante a elaboração, os alunos identificaram que o processo de cristalização era maior na Terra do que no espaço. O plástico era verde e foi fabricado no Brasil com cana-de-açucar. Isso dimunui a passagem de radiação, que poderia causar câncer nos astronautas.

Resultados

Os resultados desse teste feito pela Nasa também foram analisados pelos estudantes paulistanos. Tudo aconteceu em parceria com o acelerador de partículas da Unicamp e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP (IPT).

O projeto dos brasileiros integra uma série de experimentos que vêm sendo realizados ao longo dos anos para saber como determinados materiais comportam-se fora da Terra. A experiência do Cimento Espacial deve servir de referência para futuros projetos espaciais.