publicidade
12/06/19
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Coincidência? Telegram sofre ciberataque 3 dias depois de vazamentos da Lava Jato

12 / jun
Publicado por Jennifer Thalis em INOVAÇÃO às 11:56

O aplicativo russo Telegram afirmou, nesta quarta-feira (12), que sofreu uma tentativa de ciberataque. O vírus é conhecido como “DDoS” e tem o objetivo de derrubar servidores de serviços web com um volume grande de acessos simultâneos.

O ataque foi informado pelo Telegram em sua conta do Twitter. Isso aconteceu três dias depois da série de reportagens do portal de notícias The Intercept. O material continha conversas interceptadas do ministro da Justiça, Sergio Moro, e do procurador da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol.

Ainda não está claro se o ataque ao Telegram seria algum tipo de retaliação anônima às reportagens. A equipe do app só menciona que usuários “das Américas e de outros países” poderiam enfrentar problemas de conexão.

O Telegram já havia negado que o conteúdo interceptado teria sido originado de uma falha na segurança do mensageiro. A Polícia Federal está apurando as circunstâncias do caso.

Confira os twittes do telegram sobre o ataque:

“No momento, estamos enfrentando um poderoso ataque DDoS. Usuários do Telegram nas Américas e alguns usuários de outros países podem enfrentar problemas de conexão.”

“Um DDoS é um “ataque de negação de serviço distribuído”: seus servidores recebem ZILHÕES de solicitações inúteis que os impedem de processar solicitações legítimas. Imagine que um exército de lemingues acabou de pular na fila no McDonald’s na sua frente –e cada um está pedindo um Whooper [lanche da rede rival do McDonald’s, o Burger King].”

“O servidor está ocupado dizendo aos lemingues que eles vieram para o lugar errado. Mas há tantos deles que o servidor nem sequer vê você para tentar fazer o seu pedido.”

“Para gerar essas solicitações inúteis, os bandidos usam “botnets”, que são computadores de usuários desavisados que foram infectados com malware [vírus] em algum momento no passado. Isso torna um DDoS semelhante a um apocalipse zumbi: um dos lemingues falsos pode ser seu avô.”

“Há um lado positivo: todos esses lemingues estão lá apenas para sobrecarregar os servidores com trabalho extra – eles não podem tirar de você seu Big Mac e Coca-Cola. Seus dados estão seguros. No momento, as coisas parecem ter se estabilizado.”


FECHAR