Oi aposta em novidades no streaming e expansão da fibra ótica

Jennifer Thalis
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Publicado em 05/06/2019 às 12:08
Foto: Divulgação
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Por Edilson Vieira, do Jornal do Commercio

Segundo um relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgado em março deste ano, o mercado brasileiro de internet de banda larga cresceu 276% entre 2007 e 2018. Os dados mostram crescimento dos provedores de pequeno porte, e perda de mercado pela maioria das grandes operadoras. Neste mesmo período, operadora Oi foi a que mais perdeu clientes neste segmento.

Ela viu sua participação cair de de 42,6% para 19,2%. "Os pequenos cresceram porque não investimos ", afirmou Bernardo Winik, diretor comercial da Oi. Para recuperar o mercado, a companhia anuncipu que vai investir pesado para levar sua rede de fibra ótica até as residências. "Temos cerca de 9.4 milhões de casas em condições de serem interligadas a nossa rede de fibra ótica. O que nós queremos é promover a migração desse clientes, da antiga conexão de cobre, para a fibra", explica Winik. A conexão de alta velocidade é o segredo da expansão rápida dos pequenos provedores.

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Lançada no ano passado, a Oi Fibra estava disponível em 27 cidades brasileiras em 2018. Até o fim deste mês de junho serão 60 cidades. Em Pernambuco, apenas Recife e Olinda contam com o serviço. A empresa não revela detalhes sobre a expansão para outros municípios do estado por razões estratégicas. .

O serviço permite conexão de até 200 Mega por R$99,90 mensais. No Brasil, até o final deste ano, a Oi estará investindo R$ 7 bilhões em redes e produtos. Para atrair novos clientes a empresa está investindo em novas facilidades de seu serviço de streaming, o Oi Play, e vai colocando no mercado um equipamento chamado streaming box, que transforma uma tv digital comum em smart tv. O produto já existe no mercado para quem quer ter acesso a canais de streaming, a novidade é ser oferecido por uma operadora.