iOS 13 será capaz de localizar iPhone perdido mesmo sem internet

Gustavo Belarmino
Gustavo Belarmino
Publicado em 04/06/2019 às 22:25
O Find My utiliza o Bluetooth dos dispositivos para realizar a 'mágica'
O Find My utiliza o Bluetooth dos dispositivos para realizar a 'mágica' FOTO: O Find My utiliza o Bluetooth dos dispositivos para realizar a 'mágica'

Por Romeu Leite, especial para o MundoBit

Quem possui algum dispositivo Apple já é acostumado com um serviço bastante popular e útil da plataforma da maçã: o Buscar Meu iPhone e suas variações Buscar Meu iPad e Buscar Meu Mac.

Utilizando sua conta do iCloud, o usuário é capaz de localizar um dispositivo perdido desde que o aparelho esteja conectado à internet. Ainda é possível bloqueá-lo, enviar um sinal sonoro e até apagar todos os dados, o que daria uma forcinha para o ladrão em caso de um iPhone roubado, por exemplo.

Na tarde desta segunda-feira (3), durante a sua conferência para desenvolvedores (WWDC), a Apple anunciou as novas versões dos seus sistemas operacionais que chegarão ao público entre setembro e outubro deste ano. Entre todas as novidades apresentadas, uma mudança no nos aplicativos Buscar Meu iPhone e Buscar Meus Amigos vai deixar os clientes da empresa de Cupertino mais felizes.

O iOS 13, o novo iPadOS e o macOS 10.15 Catalina unificarão os serviços de localização em um único aplicativo chamado Find My. Este, por sua vez, será capaz de localizar qualquer dispositivo Apple (iPhone, iPad, Apple Watch, Mac, iPod e até o fone de ouvido sem fio AirPod) mesmo que ele esteja sem conexão com a internet.

Tá, mas que bruxaria é essa? Como já dizia um comercial antigo, “não é feitiçaria, é tecnologia”. O Find My utiliza o Bluetooth dos dispositivos para fazer isso. O novo aplicativo envia um sinal Bluetooth que pode ser detectado por outros dispositivos Apple que estejam próximos a ele, mesmo se pertencerem a outras pessoas. Utilizando a internet destes aparelhos, o Find My pode descobrir a localização do dispositivo perdido e avisar ao proprietário.

Privacidade

Segundo a Apple, os usuários não devem ficar preocupados em terem seus aparelhos utilizados para localização de dispositivos de terceiros. A empresa garante que o sinal Bluetooth é “completamente anônimo e criptografado de ponta a ponta, então a privacidade de todos está protegida”. A fabricante também tranquiliza quem se preocupa com o gasto de bateria ou possível consumo de dados de telefonia móvel: “tudo ocorre silenciosamente usando pequenos fragmentos de dados que pegam carona no tráfego de rede existente”, explica.

Compatibilidade

Como a novidade depende da atualização do sistema operacional, nem todos poderão usufruir dela. O iOS 13 só será compatível com o iPhone 6s ou superior. Aparelhos como iPhone 6/6 Plus e iPhone 5s ficarão de fora dessa vez. Confira a lista completa dos dispositivos que poderão instalar o iOS 13:

iPhone XS

iPhone XS Max

iPhone XR

iPhone X

iPhone 8

iPhone 8 Plus

iPhone 7

iPhone 7 Plus

iPhone 6s

iPhone 6s Plus

iPhone SE

Com informações do Tecnoblog