Recife ganha novos cursos superiores na área de tecnologia com residência no Porto Digital

Maria Ligia
Maria Ligia
Publicado em 03/06/2019 às 17:42
A matriz curricular dos cursos foi formulada em parceria com empresários das empresas embarcadas no Porto Digital. (Foto: Divulgação)
A matriz curricular dos cursos foi formulada em parceria com empresários das empresas embarcadas no Porto Digital. (Foto: Divulgação) FOTO: A matriz curricular dos cursos foi formulada em parceria com empresários das empresas embarcadas no Porto Digital. (Foto: Divulgação)

O Porto Digital anunciou, nesta segunda-feira (3), a criação de uma série de cursos na área de desenvolvimento de software em parceria com instituições de ensino superior de Pernambuco.

A partir do segundo semestre de 2019, o Centro Universitário Tiradentes, a Fundação Dom Cabral e a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) vão oferecer as novas aulas, formuladas em parceria com empresários das empresas embarcadas no parque tecnológico. O foco é ofertar uma capacitação que supra as demandas reais do mercado tecnológico de Pernambuco.

De acordo com o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, um dos diferenciais que deverá garantir o diálogo da academia com o mercado é a residência. O modelo, similar ao adotado nas faculdades de medicina, vai proporcionar aos alunos a imersão nas empresas do parque, possibilitando que os estudantes adquiram experiência profissional ainda durante a formação.

O número de vagas em aberto nas companhias do Porto Digital revela a disparidade entre oferta e demanda de mão de obra qualificada na área de tecnologia na região. São pelo menos 900 vagas ociosas. E, com a previsão de crescimento do parque tecnológico, a procura por profissionais só vai aumentar. De acordo com a gerente de Pessoas do Porto Digital, Marcela Valença, a intenção é dobrar o número de colaboradores e de empresas até 2024 – de 9 mil para 20 mil pessoas, e de 328 para 600 companhias.

Veja abaixo os novos cursos:

Curso Superior Tecnólogo em Desenvolvimento de Softwares

Onde: Centro Universitário Tiradentes

Duração: 2,5 anos

O curso abrange desde introdução à programação à ciência de dados, front-end, e inteligência artificial. A grade inclui aulas realizadas no Porto Digital e residência.

 

Curso Superior Tecnólogo em Ciências da Computação

Onde: Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Duração: 2 anos

O curso tecnólogo usa a metodologia de problem based learning (PBL), e também engloba residência nas companhias embargadas no Porto Digital.

 

Graduação em Jogos Digitais

Onde: Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Duração: 2,5 anos

A graduação, já ofertada pela UNICAP, teve sua matriz curricular reformulada.

Os estudantes vão estudar conceito, técnica e tecnologia para multiplataformas – uma formação que o capacita para atuar em diversas áreas. As aulas também serão realizadas no Porto Digital.

 

Especialização em Desenvolvimento de Software

Onde: Centro Universitário Tiradentes

Duração: Não informada

A pós-graduação é ideal para os profissionais de Exatas que desejem migrar para a área de Tecnologia da Informação e Comunicação. As aulas abordam, entre outros assuntos, programação, engenharia de software e desenvolvimento ágil.

 

Especialização em Gestão & Transformação Digital

Onde: Fundação Dom Cabral

Duração: 2 anos

A especialização mira os empresários do Porto Digital que queiram se debruçar sobre pós-graduação e extensão profissional. Desenvolvimento em formação gerencial, para pessoas e específica, e design estratégico para transformação digital e projetos aplicados são alguns itens que compõem a matriz curricular.