Aplicativo mapeia as árvores do Recife

Maria Ligia
Maria Ligia
Publicado em 30/05/2019 às 18:15
(Foto: Julliana de Mello/SJCC)
(Foto: Julliana de Mello/SJCC) FOTO: (Foto: Julliana de Mello/SJCC)

Você sabia que existe um aplicativo que contabiliza as árvores do Recife? E você pode ajudar a rede, cadastrando espécimes que não estejam no sistema ou “adotando” uma! Além da localização, o app Arborize, lançado no ano passado pela Prefeitura do Recife, informa ainda sobre a existência de predadores e condições das árvores do município.

O app está disponível gratuitamente para Android e Ios, nas Play Store e App Store. É necessário fornecer CPF, e-mail e telefone para se cadastrar. A inscrição é analisada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) antes de liberar o acesso.

De acordo com a SMAS, um dos objetivos do aplicativo é facilitar a contagem e manutenção das mudas plantadas na capital pernambucana – e a ajuda dos usuários é fundamental nesse processo. Aqueles que usam o software mais assiduamente são destacados com medalhas na plataforma. Com a participação dos usuários, mais de 200 espécies já foram registradas no app.

(Foto: Jennifer Thalis/SJCC)

E agora que a Semana do Meio Ambiente se aproxima, o apoio para alimentar o banco de dados da Arborize vai ser ainda mais bem vindo. Isso porque, entre os dias 3 e 9 de junho, a cidade deve ganhar mais 10 mil mudas de árvores, espalhadas em parques, praças, escolas, unidades de saúde e nos corredores viários. É o maior plantio coletivo da capital pernambucana, realizado pela Prefeitura do Recife com a participação da população, entidades da sociedade civil e instituições. Quem tiver interesse de fazer parte deste momento, deve se cadastrar no site.