Alunos do Sesi Vasco da Gama vencem torneio de Robótica

Maria Ligia
Maria Ligia
Publicado em 29/05/2019 às 18:05
Os Cangaceiros venceram outras 24 equipes no campeonato. (Foto: Divulgação/Sesi)
Os Cangaceiros venceram outras 24 equipes no campeonato. (Foto: Divulgação/Sesi) FOTO: Os Cangaceiros venceram outras 24 equipes no campeonato. (Foto: Divulgação/Sesi)

Uma equipe formada por alunos do Sesi Vasco da Gama, na Zona Norte do Recife, conquistou o 1º lugar no 3º Torneio Winter de Robótica, no último sábado (25), em Olinda, no Grande Recife.

A "Cangaceiros da Robótica", equipe composta Pedro Victor, Paulo Barbosa, Nicolas Araújo e Rafael Gomes e auxiliada pelo professor o professor Braulino Fortunato, foi desafiada a desenvolver e programar um robô autônomo para cumprir uma série de missões.

Os cangaceiros venceram outras 24 equipes, constituídas por estudantes de 12 a 17 anos de Pernambuco. Eles foram avaliados pelo grupo de robótica Maracatronics, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

"Foi incrível", resumiu Pedro Victor , 17.  "No começo a gente ficou nervoso, mas Braulino conseguiu acalmar a gente e foi fundamental para fazer um bom trabalho na hora", disse.

De acordo com o Sesi, os alunos demonstraram bastante criatividade, raciocínio lógico e conhecimento em robótica. A prova durou aproximadamente 2 minutos e 30 segundos.

O técnico dos Cangaceiros, Braulino Fortunato, avalia que a vitória trouxe aprendizado, segurança, confiança e o desenvolvimento de novas habilidades.

Para o Gerente de Educação do Sesi-PE, Michael Groarke, o excelente desempenho dos Cangaceiros reforça o compromisso da instituição em estimular o interesse da robótica entre os alunos.

Agora, com a confiança de quem é campeão, a equipe se prepara para o próximo desafio que está por vir: a Olimpíada Brasileira de Robótica. "Estamos treinando todos os dias, focando bastante. Depois desse campeonato, a gente ficou muito motivado", contou Pedro.

Estamos na torcida!