Drones chineses podem ser usados para espionar, adverte EUA

Jennifer Thalis
Jennifer Thalis
Publicado em 21/05/2019 às 12:22
Drones
Drones FOTO: Drones

AFP - Os Estados Unidos alertaram que os drones fabricados na China podem apresentar riscos de espionagem. Eles temem o acesso de Pequim aos dados de seus usuários. Isso acontece em um contexto de rivalidade tecnológica entre as duas potências.

De acordo com a CNN, o Departamento americano de Segurança Interna (DHS) emitiu um alerta para indicar "o potencial risco" dos drones fabricados na China.

A nota não menciona nenhum fabricante, mas 70% dos drones civis do planeta são produzidos pela chinesa DJI.

O governo dos EUA está "preocupado com os produtos que pegam dados americanos e os levam a um país autoritário. Eles permitem que seus serviços de inteligência acessem livremente esses dados. Também abusem deles de outra maneira", aponta a nota de acordo com a CNN.

Guerra

A China e os Estados Unidos, imersos em uma batalha comercial, se enfrentam igualmente pelo domínio tecnológico.

Em nome da segurança nacional, a administração Trump proibiu na semana passada as empresas americanas de vender produtos tecnológicos para a Huawei, suspeita de espionagem para Pequim.

O fundador da Huawei, Ren Zhengfei, ex-engenheiro do Exército chinês, negou as acusações várias vezes. No que pareceu uma tentativa de acalmar as coisas, Washington decretou um prazo de 90 dias antes de impor sanções.

Tecnologia

"A segurança é o centro de tudo o que fazemos", defendeu a DJI em comunicado nesta terça-feira.

"Nossa tecnologia foi verificada de forma independente pelo governo americano e pelas empresas líderes" do país, acrescentou o líder mundial em drones.

A DJI foi fundada em 2006 em Shenzhen (sul da China) por um apaixonado do modelismo.

Além da americana GoPro, a empresa chinesa não possui nenhum outro grande competidor americano. Um domínio que causa problemas para Washington: em 2017, o Exército americano proibiu o uso de drones DJI por motivos de segurança.