App brasileiro que traduz Português para Libras é premiado pela Google

Maria Ligia
Maria Ligia
Publicado em 08/05/2019 às 18:39
A plataforma está disponível para Android e iPhone, de graça, nas Google Play e App Store. (Imagem: Reprodução)
A plataforma está disponível para Android e iPhone, de graça, nas Google Play e App Store. (Imagem: Reprodução) FOTO: A plataforma está disponível para Android e iPhone, de graça, nas Google Play e App Store. (Imagem: Reprodução)

A tecnologia a serviço do bem. Este é o mote do Desafio Google de Impacto em Inteligência Artificial (IA), que premiou 20 organizações pelo desenvolvimentos de soluções em tecnologia para os maiores problemas da humanidade. E um dos vencedores é brasileiro!

É a Hand Talk, uma plataforma que traduz o Português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), facilitando a comunicação digital para os brasileiros e falantes da língua portuguesa com deficiência auditiva. O aplicativo usa um avatar, o Hugo, que traduz automaticamente texto e áudio para Libras. A ferramenta ainda pode ser instalado em sites de empresas, tornando-os acessíveis para essa população. O app está disponível para Android e iPhone, de graça, nas Google Play e App Store.

Para apoiar os projetos, a Google vai ceder US$ 25 milhões em subsídios, crédito e consultoria do Google Cloud, orientação de especialistas em IA do Google, além de um programa de aceleração e outros suportes para os 20 escolhidos.

O anúncio dos vencedores foi feito durante a conferência para desenvolvedores Google I/O, nesta terça-feira (7). A iniciativa faz parte do projeto Google IA para o Bem Social, que busca por as novas tecnologias na linha de frente contra os problemas da humanidade – tendo desenvolvido soluções em IA para prever enchentes, combater a fome e proteger a vida marinha.