Notícia de que WhatsApp está testando recurso 'chamar a atenção' é falsa

Jennifer Thalis
Jennifer Thalis
Publicado em 30/04/2019 às 11:13
As mudanças afetarão usuários de iPhone, Android e Windows Phone. (Foto: Pixabay)
As mudanças afetarão usuários de iPhone, Android e Windows Phone. (Foto: Pixabay) FOTO: As mudanças afetarão usuários de iPhone, Android e Windows Phone. (Foto: Pixabay)

Nas últimas horas, diversos sites brasileiros publicaram uma notícia dizendo que o WhatsApp está testando um novo recurso. Ele seria semelhante ao “chamar a atenção” do MSN, também conhecido como Windows Live Messenger.

Mas você pode ficar tranquilo: aplicativo não está implementando essa função. De acordo com um levantamento do site Tecnoblog, tudo não passou de uma brincadeira de um site.

A fonte usada pelos sites brasileiros é um blog italiano chamado Hardware Update. O texto diz que o “chamar a atenção” do WhatsApp estaria em fase alfa, disponível para poucos usuários. O destinatário teria que estar online, e não seria possível desativar essa função. No entanto, essas informações têm como fonte o 8Satire, blog humorístico de notícias inventadas.

No post “WhatsApp está copiando MSN e adicionará um botão de chamar a atenção”, publicado em fevereiro de 2018, é possível encontrar exatamente os mesmos detalhes mencionados pelo Hardware Update. Além disso, os dois posts usam exatamente a mesma imagem para ilustrar o texto.

O Tecnoblog entrou em contato com o WABetaInfo, fonte confiável que adianta recursos futuros do aplicativo, e eles confirmaram se tratar de uma notícia falsa: “isso é fake news! Não há nenhum recurso de chamar a atenção em desenvolvimento no WhatsApp!”.

O 8Satire diz que “publica notícias falsas, rumores e reportagens chocantes com sarcasmo incisivo e humor”. Na parte inferior de toda página, há o aviso de que este “é um site de notícias satíricas e de humor. Todo o seu conteúdo é de ficção (exceto aqueles que estão na categoria ‘sério’) e não deve ser considerado real”.

O WhatsApp está preparando alguns recursos interessantes, como bloqueio de mensagens muito reenviadas em grupos; suporte a iPad dentro do aplicativo para iOS; e stickers animados. O “nudge” do MSN Messenger, felizmente, não está na lista.