A vida imita a arte: Notre-Dame já pegou fogo em desenho da Disney

Jennifer Thalis
Jennifer Thalis
Publicado em 16/04/2019 às 10:25
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução FOTO: Foto: Reprodução

A imponente Igreja de Notre-Dame, em Paris, na França, foi parcialmente consumida pelas chamas nesta segunda-feira (15). Após mais de 12h queimando, os bombeiros conseguiram aplacar o fogo.

Ponto histórico mais visitado do país, Notre-Dame serviu de inspiração para muitas obras artísticas. A mais conhecida dentre elas é o livro escrito por Victor Hugo, “Notre-Dame de Paris”, lançado em 1831, o mesmo que escreveu o clássico “Os Miseráveis”. Diante de todo o sucesso da obra, adaptações para as telonas foram feitas nos anos de 1923 e 1939.

Disney

Já no ano de 1996, a Disney lançou uma adaptação para desenho intitulada “O Corcunda de Notre-Dame”. A animação conta a história de Quasimodo, um rapaz que nasceu com deformações, dentre elas uma corcunda. Sua mãe, uma cigana -- população menosprezada na França do século XV -- foi morta quando ele ainda era um bebê. O assassino, de nome Frollo, em reparação pelo ato cometido, adota Quasimodo e o esconde da sociedade na catedral de Notre-Dame.

O curioso vem agora [e contém spoiler]: próximo do fim do filme, o malvado Frollo, após ser incorrespondido pelo amor de uma cigana, tenta matá-la em uma fogueira. Quasimodo a salva da morte, mas uma grande confusão é gerada e catedral é atingida pelo fogo.

Fotos: Reprodução/AFP

A cena, assim como todo o desenho, é emocionante, acompanhada de uma dramática ópera que pode ser conferia no YouTube. Já no mundo real, diante do verdadeiro incêndio da catedral, o único sentimento que resta é o de tristeza.