Aqui jaz um perfil. Facebook anuncia novidades para gerenciar contas de falecidos

Maria Ligia
Maria Ligia
Publicado em 09/04/2019 às 16:34
Foto: Facebook/Divulgação
Foto: Facebook/Divulgação FOTO: Foto: Facebook/Divulgação

Lidar com a morte de um ente querido é sempre muito difícil. Em tempos de redes sociais, a internet tem se tornado um espaço para parentes e amigos se apoiarem no momento de luto. Para ajudar a conservar as memórias da melhor maneira possível, o Facebook lançou, nesta terça-feira (9), novas funções no gerenciamento de perfis de pessoas falecidas. Segundo a empresa, as atualizações foram desenvolvidas com base no feedback de usuários de diferentes culturas e religiões, e de especialistas no assunto.

Memorial

Desde 2013, a rede disponibiliza a opção de solicitar que a conta da pessoa que faleceu seja transformada em um perfil Memorial. Entendendo que este pode ser um processo doloroso de assistir, o Facebook restringiu o direito de solicitação apenas a amigos e familiares.

Tributos

A principal novidade é a nova seção de tributos na página memorial. Agora, as homenagens póstumas publicadas por família e amigos serão exibidas em uma aba diferente, conservando a timeline original. Veja:

Imagem: Divulgação

Inteligência Artificial

Com o uso de inteligência artificial, a empresa garantiu uma solução para assegurar que o perfil não apareça em locais que possam ser dolorosos – como em aniversariantes do dia ou em sugestões de convites para eventos.

Mais controle aos contatos herdeiros

A função de selecionar herdeiros para administrarem o seu perfil após sua morte funciona desde 2015. Mas, com a atualização desta terça, essas contas ganharam mais opções de gerenciamento. Agora, os herdeiros poderão moderar as publicações na aba de Tributos, além de selecionar quem pode postar e visualizar. Também será possível atualizar a foto de capa e de perfil da conta.