Gmail ganha novas funções: agendamento de e-mail e recurso em IA

Maria Ligia
Maria Ligia
Publicado em 04/04/2019 às 16:57
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução FOTO: Imagem: Reprodução

O Gmail completou 15 anos! E o presente de aniversário deve agradar os mais de 1,5 bilhão de usuários do e-mail. Para celebrar a data, a Google anunciou, nessa segunda-feira (1), novas funcionalidades no serviço. Os recursos já estão disponíveis na versão para desktop, e deverão chegar aos apps de iOS e Android em breve.

Agora é possível agendar o envio de e-mails. Muito aguardada, a função possibilita escolher o dia e a hora em que a mensagem será entregue ao destinatário.

Outra novidade é a disponibilização do Smart Compose para mais idiomas. O recurso, que faz uso de Inteligência Artificial para sugerir palavras e expressões, chega também para usuários das línguas portuguesa, espanhola, francesa e italiana.

A ferramenta vai ficar mais potente, apresentando sugestões personalizadas de acordo com o uso de cada pessoa. “Se você gosta de escrever ‘Salve’ em vez de ‘Olá’, é isso que ele vai mostrar no seu caso”, informa a Google. O Smart Compose pode sugerir o assunto da mensagem baseado no conteúdo do e-mail.

O Gmail ainda vai permitir responder um comentário no Google Docs, procurar hotéis e outras atividades sem precisar sair da caixa de entrada do e-mail. “Isso evita abrir uma nova aba ou um novo app para fazer esse tipo de tarefa”, diz.