NASA desiste de 1ª caminhada espacial só com mulheres por falta de traje

Maria Ligia
Maria Ligia
Publicado em 26/03/2019 às 14:29
Na foto, Koch (centro) auxilia Hague (esquerda) e McClain a vestirem seus trajes antes de embarcarem na primeira caminhada espacial de suas carreiras, na última sexta (22). (Imagem: NASA/Reprodução)
Na foto, Koch (centro) auxilia Hague (esquerda) e McClain a vestirem seus trajes antes de embarcarem na primeira caminhada espacial de suas carreiras, na última sexta (22). (Imagem: NASA/Reprodução) FOTO: Na foto, Koch (centro) auxilia Hague (esquerda) e McClain a vestirem seus trajes antes de embarcarem na primeira caminhada espacial de suas carreiras, na última sexta (22). (Imagem: NASA/Reprodução)

O plano da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) de realizar a primeira caminhada espacial apenas com mulheres, que aconteceria nesta sexta-feira (29), teve que ser alterado. O motivo é a falta de traje espacial feminino para as duas astronautas escaladas para a missão.

Inicialmente, Anne McClain e Christina Koch iriam à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) para dar continuidade à instalação de baterias íon-lítio em um dos dois painéis solares da base. O processo teve início no primeiro passeio espacial realizado pela NASA este ano, em que McClain participou ao lado do astronauta Nick Hague, na sexta-feira (22) passada.

De acordo com a agência estadunidense, McClain percebeu na última missão que a camisa do traje espacial lhe caberia melhor no tamanho médio. O problema é que apenas um traje deste tamanho estará pronto para uso até o fim da semana. Por isso, a NASA decidiu que Koch o vestirá, e Hague irá ao espaço no lugar de McClain.

Ainda segundo a agência, esta é a segunda de uma série de três caminhadas espaciais programadas pela NASA. McClain deverá participar da terceira e última, no dia 8 de abril, com o astronauta canadense David Saint-Jacques. Mais detalhes desta missão serão acertados após a finalização do segundo passeio.