Japonesa calcula Pi em 31,4 trilhões de dígitos e quebra recorde mundial

Maria Ligia
Maria Ligia
Publicado em 15/03/2019 às 17:52
Emma Haruka Iwao é a responsável pelo cálculo. Foto: Reprodução/Internet
Emma Haruka Iwao é a responsável pelo cálculo. Foto: Reprodução/Internet FOTO: Emma Haruka Iwao é a responsável pelo cálculo. Foto: Reprodução/Internet

O Pi (?) é infinito, mas você sabe quantos dígitos da sequência matemática já foram desvendados?

A japonesa Emma Haruka Iwao, pesquisadora da Google, em Seattle, estabeleceu um novo recorde mundial ao calcular o valor mais preciso do número, incluindo 31.415.926.535.897 dígitos - 9 trilhões a mais que a marca anterior, de Peter Trueb.

O anúncio foi feito pelo Google nessa quinta-feira, na data em que se comemora o Dia do Pi (14/3).

A conquista foi possível com a tecnologia Google Compute Engine. Segundo a Google, Iwao executou o y-cruncher - programa de referência em Pi - em máquinas gerenciadas no Google Cloud Platform (GCP) durante quatro meses, continuamente, sem desligamentos inesperados ou interrupções na infraestrutura.

A empresa acrescenta que um dos maiores desafios na empreitada de se calcular o Pi é a necessidade de armazenamento. A nuvem possibilitou executar um número ilimitado de máquinas virtuais no GCP, processo que consumiu 170 terabytes. O programa leu 9 petabytes e escreveu 8 petabytes de dados ao longo dos 4 meses.