Youtube exclui canal de brasileiro de 9 anos que ensinava ciência

Jennifer Thalis
Jennifer Thalis
Publicado em 14/03/2019 às 11:09
Youtube
Youtube FOTO: Youtube

Como escapar de um buraco negro? Como calcular a frequência de ondas eletromagnéticas no vácuo? O que quer dizer E=m.c²? Difícil, não é? Não para o Vinicius Schvartz. Com apenas 9 anos de idade, Vinicius respondia essas dúvidas de gente grande em seu canal no Youtube.

Um garotinho conseguir dominar tais assuntos é impressionante. Em apenas dois dias o canal do Vinicius passou de 50 para 34 mil seguidores. Um feito impressionante, mas algo conseguiu chocar mais os internautas do que o talento de Vinicius.

Há dois dias o Youtube excluiu o "Canal das Ciências" de Vini. Segundo a mãe do geniozinho, Cláudia Schvartz, a rede enviou um e-mail para ela informando que o canal violava as regras da comunidade. Sem mais explicações, todos os vídeos gravados pelo menino foram deletados, junto com os seguidores adquiridos, e o canal excluído da rede.

Agora, com um novo canal, o "Vinicius Schvartz O Canal das Ciências", Vinicius e a mãe tentam entender o acontecido. "Algumas pessoas me falaram que isso pode ter acontecido por ele ser menor de idade. Por isso o canal agora está no meu nome", disse Cláudia. No vídeo, gravado há dois dias, aos prantos, Cláudia relata a tristeza de ver perdido algo que o seu filho amava fazer. "Ele (Vinicius) está na escola. Ainda não sabe que perdeu o canal. Eu estou tentando pelo menos recuperar os antigos vídeos dele. Estou muito triste porque era o sonho dele. Ele estava muito feliz. Eu não sei como vou falar para ele."

Gênio

De acordo com a mãe, Vinicius aprendeu a ler com dois anos de idade. "Tudo que ele faz é porque ele quer, porque ele gosta. Ele é uma criança. Só pelo fato dele estar interessado em ciência já é um grande ganho. Ele poderia estar vendo, por exemplo, (o vídeo sobre) como se banhar em uma banheira de Nutella, mas não", desabafa, fazendo uma referência ao vídeo do youtuber infantil Luccas Neto.

Com um novo canal, mas ainda sem os vídeos antigos, Vinicius segue falando do que gosta e sonhando, apoiado por sua família. O Canal das Ciências já está abastecido com novos aulas sobre ciência e 24 mil seguidores que querem aprender um geniozinho.