Doodle do Google celebra os 30 anos da Web

Jennifer Thalis
Jennifer Thalis
Publicado em 12/03/2019 às 12:19
Foto: Reprodução/Google
Foto: Reprodução/Google FOTO: Foto: Reprodução/Google

Aqueles que acessarem o Google nesta terça-feira (12) vão dar de cara com uma versão pixelizada de um computador antigo conectado a uma rede telefônica e o globo terrestre carrega bem lentamente na tela. Essas imagens são uma referência aos primórdios das conexões à internet, quando tudo era extremamente lento.

Era o ano de 1989 quando Tim Berners-Lee publicou um documento chamado “Information Management: A Proposal” (Gerenciamento de Informação: Uma Proposta, em tradução livre). Aí estava o gérmen que se tornaria a rede mundial de computadores. World Wide Web, o famoso www, é uma das maiores revoluções informacionais já vividas pela humanidade.

Revolução

A Web logo revolucionaria a vida como nós conhecemos, inaugurando a era da informação”, escreve a Google no texto em que apresenta o doodle. “Hoje, há quase 2 bilhões de sites online. Quer os utilize para email, tarefas de casa, jogos ou ver vídeos de animais fofinhos, é provável que você não consiga imaginar a vida sem a Web”, conclui a empresa.

A Google também alerta para não confundirmos a Web com a Internet: enquanto a segundo surgiu nos anos 1960, a Web é uma forma de organização do conteúdo acessado por meio de uma conexão à Internet. Nas palavras da empresa, ela é uma “aplicação online baseada em inovações como linguagem HTML, ‘endereços’ de URL e protocolo de transferência de hipertexto, o HTTP.”