Once Upon a Try: Google lança maior exposição virtual sobre inovação

Maria Ligia
Maria Ligia
Publicado em 07/03/2019 às 18:03
(Imagem: Reprodução/Internet)
(Imagem: Reprodução/Internet) FOTO: (Imagem: Reprodução/Internet)

Das primeiras ferramentas desenvolvidas pelo Homem ao mais poderoso acelerador de partículas. O Google Arts & Culture lançou, nessa quarta-feira (6), a mostra “Once Upon a Try”, que compila as invenções criativas e grandes descobertas da Humanidade através da História. Trata-se da maior exibição inteiramente virtual sobre inovação, com 200 mil registros históricos, artefatos e vídeos.

A iniciativa é resultado de parceria da Google com 110 instituições e fundações da área de ciência e tecnologia de 23 países, como a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) e o Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN).

Fazendo uso de recursos como Realidade Aumentada e Machine Learning, a plataforma permite que o internauta “assista” ao Big Bang,“visite” um ônibus espacial, navegue pelas imagens das lentes do telescópio Hubble Space, e visualize mais de 127 mil fotografias dos arquivos da NASA.

Telescópio Espacial Hubble em órbita, disponibilizada pela NASA. (Imagem: Reprodução/Internet)

Documentos históricos também são disponibilizados, a exemplo do primeiro mapa da América Latina e de mais de cem cartas do físico Albert Einstein para outros cientistas.

O primeiro mapa das Américas. Carta de Juan de la Cosa, disponibilizada pelo Museu Naval. (Imagem: Reprodução/Internet)

O Brasil contribui para o acervo, com a exposição A Evolução da Chuteira, direto do Museu do Futebol.

"A evolução do futebol na ponta dos pés", disponibilizada pelo Museu do Futebol. (Imagem: Reprodução/Internet)

Segundo a Google, o objetivo do projeto é oferecer maneiras novas e interativas de aprender e inspirar uma nova geração de inventores e criadores. A empresa ainda afirma que o lançamento faz parte da sua missão de organizar as informações do mundo e torná-las acessíveis e úteis para todo mundo.