Campeonato de tecnologia da Fórmula 1 terá participação de pernambucanos

Jennifer Thalis
Jennifer Thalis
Publicado em 28/02/2019 às 9:56
Campeonato
Campeonato FOTO: Campeonato

Pernambuco será muito bem representado na etapa nacional do campeonato mundial de empreendedorismo e tecnologia, o F1 In Schools, entre os dias 15 e 17 de março, no Rio de Janeiro! A equipe Gadget Racing Team, formada por alunos do SESI-PE, foi a única selecionada do Estado para participar do torneio.

Nele, os jovens serão desafiados a criar uma empresa que funcionará como uma escuderia. Eles também terão que projetar, modelar, construir e testar um protótipo de um carro de Fórmula 1.

Participantes

Composta pelos alunos do Ensino Médio do SESI Goiana, Rodolfo Prazin, Walmir Melo, Glauciano Rabelo, Luis Fellipe de Souza, José Guilherme Torres e Ryan Morais, a Gadget Racing Team. O responsável por capitanear os seis jovens pernambucanos e auxiliá-los em todas as etapas é o professor Jonas Brito. “Eles estão elaborando sozinhos o plano de negócios, o projeto e a construção do carro de Fórmula 1 em miniatura. Também estão em busca de patrocinadores de forma autônoma. A equipe é bastante unida e está preparada para lidar com pressão”, conta o docente.

As equipes serão estimuladas a mostrar habilidades em ciências exatas e design. Eles terão que usar recursos como impressoras 3D e softwares de gerência de projetos, gestão, finanças, marketing e mídia. Outra atividade que na qual os participantes serão avaliados é a criação de uma ação benéfica para a comunidade. Para o superintendente do SESI-PE, Nilo Simões, a iniciativa é uma oportunidade para os estudantes desenvolverem competências cognitivas e aptidões além da sala de aula.

Durante a disputa, que acontecerá no Pier Mauá, no Rio de Janeiro, os participantes apresentarão o portfóli. Eles disputarão corridas de velocidade com os carros construídos em uma pista de 20 metros. Promovido pelo Departamento Nacional do SESI, o evento tem caráter competitivo e demonstrativo, com o propósito de oportunizar o desenvolvimento de novas modalidades de robótica para os estudantes da Rede SESI.