Olinda ganha academia voltada para a ginástica do cérebro

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 28/01/2019 às 16:24
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay FOTO: Foto: Pixabay

Olinda ganha uma academia voltada para estimular o cérebro. Com alguns exercícios, é possível melhorar habilidades como memória, concentração, raciocínio e criatividade. A unidade 'SUPERA Ginástica para o Cérebro', fica na Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcante, 1487 – Casa Caiada.

A população pode conhecer mais sobre o funcionamento do cérebro em palestras, participar de aulas demonstrativas e interagir com jogos e outras ferramentas para exercitar o cérebro ao longo desta semana. É necessário agendar um horário com antecedência pelo telefone (81) 3011-4717 / (81) 99812-6767 / (81) 99750-5022.

Mas como funciona uma academia para o cérebro?

As aulas na academia SUPERA acontecem uma vez por semana e têm duas horas de duração.

O material didático é exclusivo e visa, com o aprendizado, fazer com que o aluno desenvolva o raciocínio e a coordenação motora. Também existem as 'neuróbicas', que são atividades que fazem com que seu cérebro saia da zona de conforto, criando novas conexões.

Além disso, os alunos usam jogos de tabuleiro, individuais ou em grupo para desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais, como estratégia, relacionamento e autoconfiança.

Por que praticar?

De acordo com a neurociência, os exercícios para o cérebro aumentam a reserva cognitiva, deixando o cérebro mais ágil para encontrar os caminhos necessários para nossas atividades diárias.

“Graças à neuroplasticidade - capacidade do cérebro em se modificar de acordo com estímulos -, essa ginástica fortalece as conexões entre os neurônios, desenvolvendo seu potencial e melhorando as habilidades cognitivas, como memória, concentração, raciocínio, criatividade...”, explica Mirelle Nascimento, especialista em ginástica para o cérebro e diretora da unidade SUPERA Olinda.

O cérebro é um dos órgãos mais importantes e essenciais para a sobrevivência. Sem ele não teríamos a capacidade de raciocinar, pensar e ter sentimentos. Além disso, o funcionamento do corpo também depende dele.

“Para ter uma vida saudável, não se pode deixar o cérebro nem o corpo de lado. É preciso praticar atividades físicas regularmente, dormir bem, beber muita água, ter uma alimentação balanceada e não se esquecer do órgão mais importante do nosso corpo. Exercitá-lo com desafios na medida certa é o grande segredo para a longevidade”, completa Mirelle.