Acompanhamento virtual e humano: Moodar vem com nova proposta para a perda de peso

Jennifer Thalis
Jennifer Thalis
Publicado em 09/01/2019 às 12:24
Foto: Moodar
Foto: Moodar FOTO: Foto: Moodar

A perda de peso, por questões estéticas ou de saúde, acaba sendo a meta de muita gente e não poucas vezes se torna algo difícil de ser alcançado. Nessa jornada todo mundo precisa de uma mãozinha, e a ideia de uma startup pernambucana, nascida no Porto Digital do Recife, é auxiliar quem precisa por meio da tecnologia e do calor humano.

A Moodar desenvolveu um programa que utiliza múltiplas plataformas digitais e o acompanhamento full time de uma 'Mentora de Perda de Peso' que dá apoio ao participante para aquisição de novos hábitos que levem ao emagrecimento. Sem neura nem dietas malucas, o programa tem como principal objetivo motivar os participantes a perder peso através de pilares como autoconhecimento e equilíbrio entre o físico e o psicológico, e as mudanças comportamentais.

Como funciona? A comunicação entre mentora e usuário acontece todo o tempo, sem restrições, por meio da tecnologia: aplicativo do programa (que pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android ou iOS), ligações telefônicas, grupos de Whatsapp e mensagens personalizadas. Como o mundo das redes é apenas virtual, encontros presenciais também consta no modus operandi do programa.

A transformação da rotina das pessoas e a maneira pela qual se relacionam com o mundo, provocadas pela internet, levou a essa “nova” maneira de relação interpessoal que, inclusive, fez surgir novas atividades profissionais que passaram a investir e se adaptar às tendências. Segundo o cientista da computação e sócio da Moodar Felipe Farias, a mentora é o lado humano do programa: “É quem estimula os usuários a mudarem de hábitos alimentares, físicos e emocionais, desenvolvendo uma relação de parceria para que eles consigam alcançar seus objetivos”.

Mentora de Perda de Peso da Moodar, Bárbara Medeiros acredita que os meios digitais trazem praticidade para a vida dos usuários e, mesmo à distância, os deixam mais próximos. “Ele [o usuário] tem alguém que o atenda a qualquer momento e em qualquer lugar. Nosso acompanhamento proporciona ao usuário a comodidade de poder compartilhar experiências boas e ruins conosco em tempo real, além de receberem metas personalizadas para o seu momento e estilo de vida”, comenta.

Foto: Mundobit

O APP - No aplicativo Moodar, os usuários registram a rotina diária, o peso, a alimentação (café, lanche, almoço, lanche, jantar, lanche), a realização de exercícios com indicação de tempo e esforço. Dessa forma, a mentora acompanha a evolução de cada participante, sugerindo mudanças de hábitos que sejam compatíveis com a rotina de cada um. “Quando você constrói uma rotina mais leve, a perda de peso chega como consequência”, afirma Bárbara.

Os usuários participam, também, de um grupo no Whatsapp para troca de experiências e incentivos coletivos em uma turma de até 40 pessoas cadastradas no programa e com perfis semelhantes. Cada grupo possui uma mentora e, com os encontros presenciais, mantém as relações de estímulo além da esfera digital, o que torna os participantes mais íntimos e comprometidos com a mudança. Com as ferramentas de aproximação, a troca de experiências (receitas e exercícios) se torna essencial para o foco em manter um estilo de vida saudável.

“A tecnologia é uma ferramenta para aproximar pessoas. Ao mesmo tempo que ela empodera os profissionais da saúde, ela permite que eles deem direcionamentos mais conectados com o momento e realidade dos participantes”, comenta Felipe, sócio da startup.