Furioso Anak Krakatoa retumba na Indonésia

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 23/12/2018 às 13:13
Anak Krakatoa, que surgiu após a erupção de 1883. (Wikimedia Commons)
Anak Krakatoa, que surgiu após a erupção de 1883. (Wikimedia Commons) FOTO: Anak Krakatoa, que surgiu após a erupção de 1883. (Wikimedia Commons)

O vulcão que provavelmente foi responsável pelo tsunami que atingiu a Indonésia na noite deste sábado emergiu das águas há 90 anos, formado pelo lendário Krakatoa. Há 10 anos, está sob estreita vigilância.

O Anak Krakatoa, que significa "Filho de Krakatoa" em indonésio, está particularmente ativo desde junho passado, e volta e meia lança cinzas para o alto. Em outubro, um barco turístico quase foi atingido pela lava expelida.

Segundo especialistas, o Anak Krakatoa foi formado por volta de 1928, na caldeira do lendário Krakatoa, que, em 1883, causou um episódio catastrófico.

Leia mais

Vídeo impactante mostra o momento em que tsunami atinge show ao ar livre

O Anak Krakatoa iniciou sua vida debaixo d'água, até sua cratera emergir, por volta de 1928. Tornou-se uma pequena ilha vulcânica, cuja cratera alcança agora uma altitude de 300 metros acima do nível do mar.

Desde o seu nascimento, o Anak Krakatoa se encontra em "estado de atividade eruptiva semiperpétua", e cresce com as erupções que ocorrem a cada dois ou três anos, explicou à AFP o vulcanólogo Ray Cas, da Universidade de Monash, Austrália. "A maioria das erupções são relativamente pequenas na escala das erupções explosivas."

O episódio deste sábado parece ter sido uma erupção explosiva relativamente pequena, indicou o especialista, mas pode ter sido desencadeada ou coincidir com um evento submarino, como um deslizamento de terra ou terremoto, que provocou o tsunami fatal.

Os danos causados pelo tsunami que atingiu a Indonésia (Azwar Ipank / AFP)

Embora ninguém viva naquela ilha, o vulcão é um destino popular entre os turistas e importante objeto de estudo para os vulcanólogos. Ele faz parte do Parque Nacional de Ujung Kulo, inscrito no patrimônio da Unesco por sua "beleza natural e flora e fauna muito diversificadas, que refletem uma evolução permanente de processos geológicos".

Quando o Krakatoa entrou em erupção em 27 de agosto de 1883, lançou cinzas a mais de 20 quilômetros de altura em uma série de explosões muito potentes, que chegaram a ser ouvidas na Austrália e, inclusive, a até 4,5 mil km de distância, perto das ilhas Maurício.

Devido à grande quantidade de cinzas lançada, a região ficou às escuras por dois dias. No ano seguinte à erupção, e devido à poeira, os amanheceres e entardeceres de todo o mundo foram espetaculares. Também por este motivo, o clima foi alterado por anos.

O tsunami causado por aquela erupção matou mais de 36 mil pessoas e é considerado um dos piores desastres naturais do mundo.

A Indonésia, um arquipélago de 17 mil ilhas com cerca de 130 vulcões ativos, está localizada no Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de forte atividade sísmica.