"Retrospectiva 2018" do WhatsApp é golpe

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 20/12/2018 às 16:24
Pexels/Arquivo
Pexels/Arquivo FOTO: Pexels/Arquivo

Fim do ano é a época de relembrar os grandes acontecimentos dos últimos 12 meses e agradecer por tudo que deu certo... menos no WhatsApp - aí é cilada!

Dicona do possoal do dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança: um link malicioso está circulando pelo WhatsApp com uma falsa retrospectiva de 2018. Em apenas 16 horas, foram 339 mil detecções.

A pegadinha começa com um link que incentiva o usuário a relembrar “fotos antigas, status e conversas” do ano que está no fim, no melhor estilo Facebook. O link então redireciona o usuário para falsas páginas de promoção que solicitam dados pessoais - assim o golpista gera lucro tanto por meio de publicidade como pelo roubo de dados em si.

Leia mais

Campanha no WhatsApp que oferece brinde de Natal Coca-Cola é golpe

Golpe usa “brinde de Natal” do Boticário para roubar dados dos usuários 

“Os cibercriminosos costumam utilizar datas relevantes como gancho para criar formas de enganar os usuários. Foi assim com Copa do Mundo, eleições, black friday, e agora com o fim do ano. Essa é uma das formas mais comuns de tentar dar credibilidade para o link que está sendo compartilhado e as pessoas precisam estar sempre atentas. Por isso é muito importante checar com as empresas se qualquer promoção, serviço ou ação de marketing de fato é verdadeira”, explica Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.