"Carlton", de Fresh Prince, processou Fortnite e NBA 2K por usarem sua icônica dança

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 18/12/2018 às 8:43
Alfonso Ribeiro como Carlton Banks no The Fresh Prince de Bel-Air (NBC / Getty Images)
Alfonso Ribeiro como Carlton Banks no The Fresh Prince de Bel-Air (NBC / Getty Images) FOTO: Alfonso Ribeiro como Carlton Banks no The Fresh Prince de Bel-Air (NBC / Getty Images)

O ator Alfonso Ribeiro, que ficou marcado por fazer o personagem Carlton Banks, na comédia da década de 90 The Fresh Prince of Bel-Air, está processando os criadores de Fortnite e NBA 2K por usarem sua famosa dança nos videogames.

Em duas ações judiciais separadas impetradas segunda-feira passada (17) em um tribunal federal nos EUA, Ribeiro alega que a Epic Games, fabricante da Fortnite, e a Take-Two Interactive, criadora da 2K Sports, usaram sua dança, apelidada de "The Carlton Dance", sem sua permissão ou crédito devido.

Os passos ficaram famosos quando foram executados pelo ator em um episódio de 1991 do sitcom Fresh Prince. Ribeiro está no processo de patentear a dança, e quer impedir que ambos os jogos usem seus movimentos. "É amplamente reconhecido que a imagem e a propriedade intelectual do Sr. Ribeiro foram desviados pela Epic Games no videogame mais popular atualmente no mundo, Fortnite", disse David L Hecht, sócio do escritório de advocacia Pierce Bainbridge Price & Hecht LLP, à Variety.

"A Epic obteve lucros recordes de conteúdo para download no jogo, incluindo emoticons como" Fresh ". Mas a Epic não conseguiu compensar ou até mesmo pedir permissão ao Sr. Ribeiro para o uso de sua imagem e propriedade intelectual icônica." Os porta-vozes da Epic Games e da Take-Two  não responderam aos pedidos de comentários do jornal The Guardian.