Das HQs para as telas: a adaptação de Aquaman

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 13/12/2018 às 16:27
Aquaman nas HQs e no filme
Aquaman nas HQs e no filme FOTO: Aquaman nas HQs e no filme

Aquaman estreia, oficialmente no Brasil, nesta quinta-feira (13). Nos EUA, só no dia 21. Mas muita gente já viu o filme em suas sessões prévias, e as críticas já estão espalhadas pela rede. Quer gostem ou não, todos os comentários foram unânimes ao apontar as proximidades que o longa metragem tem das suas origens nos quadrinhos.

O diretor James Wan e os roteiristas David Leslie Johnson-McGoldrick e Will Beall - não de graça - se inspiraram na fase dos quadrinhos escrita pelo produtor-executivo do filme, Geoff Johns, na fase dos Novos 52. Mais especificamente os arcos As profundezas (Aquaman #1 a #6), O trono de Atlântida (Aquaman #14 a #16 e Liga da Justiça #15 a 17) e Turbilhão (Aquaman #32 a #40), além de usar referências pinceladas de outras edições ou fases do personagem.

Essa fase do Aquaman nos quadrinhos é reconhecida como um verdadeiro renascimento do herói para o público. Johns, ao lado do desenhista brasileiro Ivan Reis, redefiniu a origem do personagem, numa abordagem que leva em consideração a forma como o público o encarava (como uma piada) mas mostra o herói se superando para ganhar o respeito dos seus pares, do público e do leitor.

Vamos então analisar como a Warner trouxe esse mundo fantástico para as telonas. Deixando claro que temos spoilers em potencial, mas nada que estrague sua experiência, caso não tenha visto

No traço de Stjepan Šeji?, o Aquaman dos quadrinhos está mais próximo do que vemos no filme

AQUAMAN

Quando Jason Momoa foi anunciado como Arthur Curry/Aquaman, muita gente fez cara feia. Afinal, o havaiano não tem muito a ver com a imagem que estamos acostumados a ver o Aquaman, um sujeito branco, loiro e de cara limpa versus um samoano barbudo e tatuado.

Porém, nem sempre o Aquaman teve esse visual arrumadinho. Durante a fase conduzida pelo roteirista Peter David, o Aquaman adotou um visual mais "selvagem", com cabelos e barbas compridas, sem camisa e com um arpão no lugar da mão. O Aquaman do Momoa é uma mistura do clássico com essa versão (que também apareceu no desenho da Liga da Justiça: Sem Limites).

Já para preparar o público para o Aquaman do filme, nos quadrinhos o personagem recentemente voltou a adotar i visual rebelde - porém, mantendo o uniforme clássico - na fase do Renascimento. Atualmente, o Arthur Curry da revista está bem parecido com o que vemos no filme.

Waner Bros. / Reprodução

OS PODERES

Esse foi um ponto bem explorado dos filmes, já que o público não conhece muito bem os poderes do Aquaman para além de "falar com peixes".

Por ser meio-atlante, Arthur Curry conta com as características da espécie da mãe: força e resistência além do que um humano normal possui, afinal de contas precisa aguentar as enormes pressões e temperaturas do fundo do oceano. Por isso, sua pele é resistente o suficiente para aguentar tiros, e ele é tão forte que consegue levantar um submarino.

O Aquaman não exatamente nada na água. Seu nado está mais para o voo do Superman no ar, por isso ele pode atingir velocidades superiores à do som, quando embaixo d'água. Além disso, seus sentidos também são ampliados e adaptados ao ambiente submarino. Fora da água, Arthur ainda é formidável, mas é submerso que ele é mais poderoso.

Sobre seus poderes telepáticos, ele não "fala com peixes". Aquaman pode formar um elo telepático com todos os seres marinhos e enviar comandos. Não há diálogo pois esses animais não têm o cérebro tão evoluído. Por sinal, de certa forma, os poderes psíquicos do Aquaman podem atingir outras espécies de animais, desde que tenham evoluído de criaturas marinhas, como por exemplo, humanos. Mas nesses casos não é tão efetivo.

Uma história de amor entre dois mundos, HQ e cinema

ORIGEM

A fonte dos poderes do Aquaman não está no Sol amarelo ou na mordida de um peixe radioativo. A origem do Aquaman é o relacionamento dos seus pais: a rainha Atlanna e Tom Curry. Essa história, no filme, foi baseada na versão dos Novos 52, com a diferença que nas HQs é Atlanna que salva Tom durante uma tempestade, não o contrário (isso faz, inclusive, mais sentido).

Mas nem sempre foi assim. Na Era de Ouro, quando foi criado, Aquaman era filho de um oceanógrafo - no melhor estilo Jacques Cousteau - que encontrou a civilização perdida de Atlântida e a partir do seu estudo ensinou seu filho a respirar embaixo da água. Em outras versões, ele já foi abandonado à própria sorte quando bebê pelos atlantes por ser loiro (o que era considerado uma maldição) e foi criado por golfinhos, ou ser filho de Atlanna com um feiticeiro atlante. Ah, ele tem também um nome atlante: Orin.

Baía da Anistia (Amnesty Bay)

Tom e Atlanna se encontram e moram na Baía da Anistia (Amnesty Bay) que é a cidade fictícia do Aquaman. É tipo a Smallville de Arthur Curry. É lá que ele nasce e passa a infância.

Mera em duas versões

MERA

A co-protagonista do filme, Mera teve muito da sua história adaptada para o cinema. A personagem interpretada por Amber Heard é filha do rei de Xebel, Nereus, e prometida ao rei de Atlântida, Orm - até conhecer o Aquaman. Tem até um nome completo: Y'mera Xebellian. No quadrinhos, é bem diferente.

Xebel está mais para uma facção rival da atlante, que ficou isolada do resto da civilização, e vive numa dimensão paralela dentro do Triângulo das Bermudas. Mera é enviada para a Terra para assassinar o rei de Atlântida, mas ao conhecer o Aquaman acaba se apaixonando e abandonando sua missão. Na Era de Prata, ela chega a ter um filho com Aquaman, Arthur Jr., que é morto pelo Arraia Negra.

Orm/Mestre dos Oceanos

ORM/MESTRE DOS OCEANOS

O vilão do filme, interpretado por Patrick Wilson, também tem várias versões, mas sempre foi um meio-irmão do Aquaman. Na versão dos Novos 52 - e do filme - Orm Marius é filho de Atlanna com um capitão da guarda atlante, sendo irmão por parte de mãe de Arthur e herdeiro do trono na ausência deste. Quando foi criado, Orm era filho de Tom Curry com outra mulher, sendo assim, totalmente humano.

Na já citada fase do Peter David, Orm passou a ser filho do mago Atlan (pai do Aquaman naquele multiverso) com uma mulher inuíte. Isso nos leva a outra mudança que foi feita para o filme, no visual do Mestre dos Oceanos, que sempre foi moreno - e não loiro. Talvez essa mudança tenha acontecido para diferenciá-lo do próprio Aquaman, que estava sendo interpretado pelo Momoa. Quem sabe, numa realidade paralela, Patrick Wilson não seja o Aquaman, já que ficou bem parecido no filme com o personagem clássico.

Vulko

VULKO

O conselheiro do rei e cientista-chefe de Atlântida é um dos personagens mais antigos da mitologia do Aquaman. Sempre retratado como careca e calvo, Vulko é bem diferente do Willem Dafoe, mas seu papel como mentor do Aquaman foi mantido intacto. Nas histórias, ele é o responsável por fazer a ponte entre Arthur e sua ancestralidade.

Porém, se tudo até agora se apegou bastante no que foi criado nos Novos 52, Vulko é o ponto fora da curva. Nas HQs atuais, ele ainda é um membro importante da realeza atlante e fiel ao Arthur, mas da sua própria maneira. O desejo de ver Aquaman no trono é tão forte para o homem, que ele é capaz de mentir, manipular e provocar conflitos para que Arthur, contra sua vontade, chegue ao poder.

Arraia Negra

ARRAIA NEGRA

Embora seja o vilão secundário no filme, o Arraia Negra é o principal adversário do Aquaman nas HQs. É o seu nêmesis. Mercenário e pirata, ele aterroriza os mares e tem uma dívida de sangue com Arthur Curry. No filme, ela vem da morte do seu pai, que ele coloca a culpa no Aquaman.

Nos Novos 52, uma ação do Arraia provoca um ataque cardíaco no pai de Arthur, Tom, que acaba morrendo no hospital. Enfurecido, o Aquaman varre os mares atrás do barco do Arraia, e ao encontrá-lo acaba matando o pai do rival por engano. Essas mortes colocam os dois homens num círculo de violência sem fim. Em versões passadas, ele chegou a matar o filho do Aquaman com a Mera. Esperamos grandes coisas para ele nos próximos filmes.

Nereus, rei ou não?

NEREUS

No que talvez seja o papel cinematográfico em que Dolph Lundgren mais tenha falado na vida, Nereus é o rei de Xebel e pai de Mera. Isso no filme, já que na revista a relação é outra. Nas HQs, Nereus é um guerreiro de Xebel, cujo casamento está prometido à Mera. Essa trama é relacionada à missão de assassinar Arthur, mas como tudo isso foi jogado fora, a mudança nem tem tanto impacto assim.

ALERTA DE SPOILER!

OS PARÁGRAFOS ABAIXO CONTÉM SPOILER

EU AVISEI...

A ameaça dos seres da Fossa

A FOSSA

Mais uma invenção dos Novos 52 que foi direto pro filme. Os seres da Fossa são antigos atlantes que, separados do resto da civilização sofreram mutações para se adaptar ao seu novo ambiente. Por ocuparem o fundo do oceano, onde não há luz natural e a pressão é imensa, eles ficaram parecidos com peixes abissais - cegos e com longas garras e dentes.

A Fossa é o ponto principal do primeiro arco de Aquaman nos Novos 52, e também são importantes no Trono de Atlântida e outras sagas subsequentes. Como Rei dos Mares, e de posse do tridente real (nas HQs, do Centro de Atlan), Aquaman pode controlar esses seres e uni-los às suas forças.

Murk

MURK

O capitão da guarda do rei Orm e líder da tropa de elite atlanteana é interpretado por Ludi Lin. Assim como sua contraparte nas HQs, Murk do filme carrega no rosto as cicatrizes das inúmeras batalhas que travou defendendo seu reino. O personagem só entrou aqui na parte dos spoilers por um detalhe: na cena de ação na Itália, ele perde uma parte do braço na luta contra Mera. Assim, deveremos ver Murk no futuro com um arpão no lugar da mão que lhe falta, assim como sua versão dos quadrinhos.

Dr. Shin

DR. SHIN

O especialista em Atlântida Stephen Shin era um amigo de Tom Curry que ajudou o jovem Arthur na infância. Posteriormente, ele se enfurece com o Aquaman e tenta matá-lo para saber a localização de Atlântida. O personagem de Randall Park no filme não tem essa relação com Arthur, mas ainda assim é aficionado pela civilização perdida, e deve se unir ao Arraia Negra em futuras continuações.

Atlanna "Mad Max"

ATLANNA

O momento do retorno da mãe do Aquaman é uma das cenas mais apressadas do filme, mas não totalmente inventada pelos roteiristas. Nas HQs, Atlanna é dada como morta, mas na verdade foi transportada num nexo espaço-temporal que a leva para uma ilha escondida, onde ela lidera uma tribo por 15 anos. Em Atlântida, Aquaman vai investigar o túmulo da mãe e o encontra vazio, o que o leva a uma busca por Atlanna e pela verdade.

Karathan, ou Topo? Prefiro Topo

KARATHEN

O monstro gigante que guarda o túmulo de Atlan é uma criação do filme. Porém, existe outro monstro gigante com tentáculos nas HQs, e sua história é engraçada.

Lá atrás, na Era de Prata, o Aquaman era mesmo muito judiado. Como todo herói da época, ele tinha um side-kick, Aqualad, um esconderijo, Aquacave, e um bicho de estimação, o polvo Topo. Apesar de ser extremamente habilidoso (era expert em arco e flecha, além de conseguir tocar vários instrumentos ao mesmo tempo), Topo não sobreviveu as próximas encarnações de Aquaman.

Nos Novos 52, porém, ele foi reinventado. Agora Topo é um monstro gigante no melhor estilo lovecraftiano. Arthur usa seus poderes telepáticos para conversar com o bicho, e é o único em Atlântida que consegue de certa forma controlá-lo.