Elon Musk: "humanos devem se fundir com máquinas"

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 26/11/2018 às 12:15
Elon Musk (DAVID MCNEW / AFP)
Elon Musk (DAVID MCNEW / AFP) FOTO: Elon Musk (DAVID MCNEW / AFP)

Em entrevista ao Axions on HBO, o criador da Tesla e da SpaceX, o sul-africano Elon Musk defendeu que humanos precisam se fundir com as máquinas "para superar a ameaça existencial da inteligência artificial".

Para o empresário e inventor, a humanidade não está atenta para o perigo que a evolução da inteligência artificial pode representar. "Na medida que os algoritmos e o hardware melhoram, a inteligência digital ultrapassará a inteligência biológica por uma margem substancial. É óbvio", acredita.

O destino dos humanos, caso nós não acrescentarmos as capacidades das máquinas às nossas próprias, é o mesmo dos macacos, na visão de Musk. "Quando uma espécie de primata, o homo sapiens, se tornou muito mais inteligente que outros primatas, isso levou todos os outros a um habitat muito pequeno. Hoje, há muito poucos gorilas de montanha, orangotangos e chimpanzés - macacos em geral, ocupando pequenos cantos do mundo - gaiolas, zoológicos... Até as selvas em que estão são estreitamente definidas, então eram como grandes gaiolas ... Então, você sabe, esse é um resultado possível para nós", adverte.

Leia mais

Inteligência artificial na luta contra a fome

Assistente de voz da Amazon se torna intuitivo 

A fala de Musk pode ser interpretada ainda como uma grande propaganda para a Neuralink, sua empresa de neurociência. De acordo com o empresário, a Neuralink, tem cerca de 85% do "grupo de engenheiros de inteligência per capita mais alto" que ele já montou - com a missão de construir um disco rígido para o cérebro. "A aspiração de longo prazo com Neuralink seria conseguir uma simbiose com inteligência artificial".

O empresário, que levou vários revezes esse ano - desde ter questionada sua participação no resgate das crianças presas numa caverna na Tailândia, até ver sua empresa investigada por uso de drogas - afirmou que ainda assim não perdeu sua esperança no futuro. "Minha fé na humanidade foi um pouco abalada este ano. Mas eu ainda sou pró-humanidade".

Na entrevista, Musk ainda pintou um cenário de terror sci-fi que, para ele, não está nada longe. "Você poderia fazer um enxame de drones assassinos com muito pouco dinheiro. Pegando apenas o chip de identificação de rosto que é usado em telefones celulares, e tendo uma pequena carga explosiva e um drone padrão, basta fazer uma varredura de grade do prédio até eles encontram a pessoa que estão procurando, entram na sala dela e explodem. Você pode fazer isso agora ... Nenhuma nova tecnologia é necessária. "