Hackers apagam 6,5 mil páginas hospedadas na "dark web"

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 20/11/2018 às 12:18
Pexels/Arquivo
Pexels/Arquivo FOTO: Pexels/Arquivo

Cerca de 6,5 mil páginas que estavam hospedadas num dos servidores mais populares da rede Tor foram apagadas numa ação coordenada de um grupo hacker.

O ataque aconteceu no último dia 15 e atingiu a Daniel's Hosting, que oferecia seus serviços na chamada "dark web", a rede de internet que é inacessível aos mecanismos de busca e não pode ser acessada por navegadores convencionais. As informações são da BBC.

Daniel Winzen, administrador da Daniel's Hosting, oferecia seus servidores para quem quisesse hospedar conteúdo que não queriam publicar na web mais ampla. De acordo com Winzen, nenhum backup foi feito das mais de 6,5 mil páginas que estavam guardadas no seu sistema. "Não há como se recuperar dessa violação, todos os dados se foram", explicou em uma mensagem publicada no seu site oficial.

O upload do conteúdo era feito na rede Tor, e ganhava o sufixo de endereço ".onion", somente acessível a por meio de browsers específicos. A ideia é garantir o anonimato e a segurança de quem sobe as informações e de quem navega. Por isso, a rede é popular tanto pos usuários de países nos quais a internet sofre muita censura e regulação, quanto por pessoas que usam a rede para trocar informações sigilosas ou ilegais.

A Daniel's Hosting tornou-se um dos hosts mais populares para os proprietários de sites ".onion" após o maior host anterior ter sido desativado no início de 2017. A rede tornouse repositório de materiais como fanfics, publicações políticas, livros de filosofia, pornografia (legal e ilegal), arquivos hackeados, vídeos e fóruns sobre criptografia.

Em entrevista à BBC, Winzen disse que ainda está tentando descobrir como os hackers acessaram o site, e que o sistema só sera normalizado em dezembro. Também não está claro quem invadiu o Daniel's Hosting ou porque os dados foram apagados.