YouTube oferecerá filmes gratuitos (mas com anúncios)

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 19/11/2018 às 12:13
Rocky (United Artists/Divulgação)
Rocky (United Artists/Divulgação) FOTO: Rocky (United Artists/Divulgação)

Sem alarde, o YouTube incluiu uma nova categoria para os filmes que disponibiliza na sua plataforma: uma playlist de longas disponíveis para se assistir gratuitamente, com o apoio de anúncios. A lista não é longa, tem pouco mais de 100 filmes, e ainda não está visível para os usuários brasileiros.

Falando ao site AdAge, o diretor de gerenciamento de produtos do YouTube, Rohit Dhawan, explicou que a novidade veio com base na demanda dos usuários, para ir além de apenas oferecer filmes pagos. "Também apresenta uma boa oportunidade para os anunciantes. Eventualmente, pode haver uma maneira de os anunciantes pagarem para patrocinar filmes individuais, oferecendo aos usuários visualizações gratuitas e exibições exclusivas", diz Dhawan.

Entre os filmes que já estão no catálogo gratuito, estão alguns clássicos como Exterminador do Futuro, Rocky e Legalmente Loira, mas Dhawan garantiu que a seleção estará em expansão. Os filmes vêm com interrupções comerciais, com anúncios pop-up que aparecem em intervalos regulares.

Não faz muito tempo, o YouTube lançou o seu serviço Premium, que permite aos usuários remover anúncios do site, bem como baixar vídeos para assistir offline. Sua assinatura vai custar R$ 21 por mês e inclui também o YouTube Music – já o plano família, dividido em até seis contas, sairá por R$ 36 ao mês.

Além das funcionalidades, os assinantes do YouTube Premium também terão acesso ao catálogo de produções originais, que inclui a série Cobra Kai, inspirada nos filmes da série Karate Kid.

 

Via The Verge