Senac lança curso no Brasil na área de games

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 14/11/2018 às 11:32
O festival vai acontecer no dia 15 de agosto.  Foto: Pixabay
O festival vai acontecer no dia 15 de agosto. Foto: Pixabay FOTO: O festival vai acontecer no dia 15 de agosto. Foto: Pixabay

Por Letícia Saturnino, do Portal NE10 |

A visão sobre os jogos eletrônicos evoluiu bastante de acordo a Newzoo, consultoria especializada em pesquisas sobre a indústria de games. Segundo a Newzoo, o Brasil possui cerca 75,7 milhões de jogadores e é o 13º maior mercado consumidor de jogos no mundo. A estimativa é que em 2018 o público brasileiro consuma mais 1,5 bilhão de dólares neste segmento.

De olho nesse movimento, o Centro Universitário Senac reformulou sua área de games, e os alunos do ensino superior poderão contar com novidades a partir de 2019. A instituição passará a oferecer o Bacharelado em Jogos Digitais no campus Santo Amaro, com duração de quatro anos.

A graduação, inédita até então no Brasil, abrange as áreas de programação, design, arte e gestão. O profissional torna-se apto a criar, desenvolver, implementar e testar jogos digitais, além de adquirir competências para gestão e monetização de projetos de desenvolvimento de games.

O coordenador do Bacharelado em Jogos Digitais Fábio Lubacheski declarou que "o cenário está propício para investir na indústria de games, exigindo profissionais qualificados e antenados às transformações tecnológicas."

Fábio Lubacheski ainda enfatizou que “esse é um setor com grande potencial de crescimento. A tendência é que as empresas produtoras invistam na profissionalização de suas equipes”, avalia.

Produção

Outra pesquisa aponta que a produção de jogos eletrônicos é um mercado em expansão no Brasil. No início de 2018, foram identificadas 375 desenvolvedoras de games, segundo o 2º Censo da Indústria de Jogos Digitais. O crescimento na área foi de 182% nos últimos quatros anos, quando houve a divulgação do primeiro levantamento do segmento no país (1º Censo de 2014). A pesquisa indica, ainda, o quanto esse mercado está em desenvolvimento. As empresas desse setor são jovens: 37,3% têm até três anos de funcionamento e apenas 10,5% estão no mercado há mais de 15 anos.

Os interessados no curso podem obter mais informações pelo Portal Senac.