Robôs virtuais apresentam noticiário na China

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 09/11/2018 às 21:19
Dupla de hologramas apresentou noticiário na China | Foto: AFP
Dupla de hologramas apresentou noticiário na China | Foto: AFP FOTO: Dupla de hologramas apresentou noticiário na China | Foto: AFP

A agência de notícias chinesa Xinhua apresentou nesta semana um casal de robôs-apresentadores virtuais de noticiários televisivos, um passo que reflete os esforços de Pequim em termos de inteligência artificial.

No entanto, os hologramas apenas leem na tela o texto introduzido no sistema informático, diferentemente de outros robôs com inteligência artificial, que são capazes de refletir e tomar decisões de forma autônoma.

"É meu primeiro dia na agência Xinhua", afirma um dos personagens digitais, que se parece com um jovem apresentador chinês de carne e osso. Um dos robôs fala em chinês, e o outro, em inglês.

Segundo a agência, estes robôs virtuais foram criados com a colaboração de Sogu, uma empresa de Pequim especializada em reconhecimento de voz.

"A partir de agora é oficialmente um novo membro da redação da Xinhua", afirmou a agência, destacando que uma das vantagens destes robôs virtuais é que podem trabalhar 24 horas por dia.

A China desenvolveu um plano para se tornar a primeira potência mundial em termos de inteligência artificial, mas este projeto foi suspenso após as acusações de plágio tecnológico do presidente americano, Donald Trump.

© Agence France-Presse