99 lança botão de emergência para passageiros do app

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 08/11/2018 às 13:10
Novos recursos estão disponíveis desde quarta | Foto: Divulgação
Novos recursos estão disponíveis desde quarta | Foto: Divulgação FOTO: Novos recursos estão disponíveis desde quarta | Foto: Divulgação

Usuários dos aplicativos de mobilidade da 99 no Brasil já podem contar, desde essa quarta-feira (7), com o botão de emergência - recurso que visa aumentar a segurança dos passageiros. O pacote de proteção proporcionado pela ferramenta permite que o usuário acione a polícia, adicione contatos de confiança e entre em contato com o canal de atendimento da empresa mais facilmente.

Logo ao clicar no botão de emergência, é ofertada a opção de ligar automaticamente para a polícia. Ao escolhê-la, o app mostrará ao passageiro informações da corrida (modelo/placa do carro e localização) para comunicação fácil às autoridades. Esses dados também serão compartilhados imediatamente com os contatos de confiança, caso o usuário decida chamar o 190.

Os contatos de confiança são outra nova função permitida pela ferramenta. Com ela, será possível adicionar os números de até cinco pessoas para falar rapidamente caso seja necessário.

O compartilhamento de rota, que já era permitido, também foi aprimorado para tornar mais simples enviá-lo aos contatos de confiança. Atualmente, os usuários já podem dividir o trajeto com qualquer conhecido que esteja na lista telefônica do celular.

De acordo com a 99, a funcionalidade vai ser incorporada inicialmente para parte da base de usuários e progressivamente expandida nos próximos dias. “O botão de emergência faz parte de um pacote voltado a aumentar ainda mais a proteção na plataforma”, diz Leonardo Soares, Diretor de Segurança da empresa.

“Recentemente, a empresa já havia lançado ferramentas de checagem adicional a motoristas e está testando câmeras de segurança nos carros. A evolução é constante”, completa.