Falso email dos Correios oferece risco a computadores

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 06/11/2018 às 14:11
Computadores estão sendo infectados com conteúdo enviado em email falso Foto: Pixabay
Computadores estão sendo infectados com conteúdo enviado em email falso Foto: Pixabay FOTO: Computadores estão sendo infectados com conteúdo enviado em email falso Foto: Pixabay

Se você receber um email inesperado dos Correios, desconfie. Um malware que funciona em computadores programados para a língua portuguesa está sendo disseminado através de falsas mensagens em nome da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

O alerta foi feito pela empresa de segurança Trend Micro. De acordo com os pesquisadores da Trend, o conteúdo da mensagem seria uma tentativa malsucedida de entrega de correspondência supostamente enviada pelos Correios.

A infecção ocorre caso o usuário clique no link enviado no email, que redireciona para uma página onde será feito um download de um arquivo compactado no formato ZIP, e abra o ficheiro baixado.

Essa é mais uma tentativa do golpe virtual conhecido como phishing, uma fraude que tem como objetivo pescar informações importantes dos usuários através de mensagens falsas de email, SMS ou por meio de redes sociais.

A sugestão dada pela empresa de segurança para evitar cair no golpe é, principalmente, ter atenção aos emails recebidos. Observar bem a identidade e o endereço de email, checando se não haveriam anormalidades. Erros de português e endereços compostos de série de números são alguns indícios de spam ou phishing.

Outra dica importante é não clicar em links ou baixar arquivos anexos se os mesmos tiverem nomes ou endereços genéricos. A Trend Micro informou que mais de 450 empresas receberam esse ataque, que já afetou milhares de computadores.