Francisco Saboya passa o bastão para Pierre Lucena na presidência do Porto Digital

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 31/10/2018 às 20:06
Francisco Saboya (Foto: Beto Oliveira/Porto Digital)
Francisco Saboya (Foto: Beto Oliveira/Porto Digital) FOTO: Francisco Saboya (Foto: Beto Oliveira/Porto Digital)

Uma reunião do conselho do Porto Digital, seguida de uma cerimônia informal e um coquetel marcaram o último dia de Francisco Saboya como presidente do Núcleo de Gestão do parque tecnológico. A partir de hoje, o economista será substituído por um colega de formação, o professor de Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pierre Lucena.

Saboya anunciou sua saída depois de 11 anos a frente do Porto Digital no último dia 14 de agosto, enquanto Lucena foi escolhido pelos conselheiros após votação entre os representantes das empresas, academia e entes governamentais no dia 30 do mesmo mês. Desde então a gestão vem passando por uma transição, finalizada com a cerimônia de ontem e a prestação de contas do ex-presidente.

O novo presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, falou dos desafios pela frente, especialmente em face das medidas esperadas para o novo governo federal, em 2019. “Vai ser um momento novo para o estado Brasileiro. Estamos trabalhando na perspectiva de muito pouco dinheiro público e isso não deve se modificar nos próximos dois anos. Ao mesmo tempo, esperamos um processo de recuperação econômica um pouco mais rápido, e esperamos com isso entrar junto com o poder privado e atrair mais empresas para o Porto”.

Entre os discursos da tarde, no evento realizado no auditório do prédio Apolo 235, o consultor – e um dos fundadores do Porto Digital – Cláudio Marinho lembrou uma ação de Saboya ainda como Secretário de Desenvolvimento do município do Cabo de Santo Agostinho, em 1998, ao adotar o projeto do Movimento de Cultura Digital Popular para promover a inclusão digital. “Na época, ele chamou o projeto de ‘Escola de Sagres Digital’. Hoje é ele quem zarpa, saindo do delta do Capibaribe”, brincou Marinho.

Foto: Beto Oliveira/Porto Digital

Em seu discurso, que na verdade foi uma “entrevista” conduzida pelo futurista e ex-repórter do Jornal do Commercio, Jacques Barcia, Saboya destacou entre os principais projetos criados na sua gestão a inclusão da Economia Criativa entre as áreas de atuação - com a criação do Portomídia - o fomento ao empreendedorismo através da incubadora Cais do Porto e da aceleradora Jump, e a lançamento de uma plataforma de conexão com redes produtivas tradicionais e a interiorização da inovação, com o Armazém da Criatividade, de Caruaru.

“Quando dei a entrevista, já tinha boa parte disso em mente pois participei da concepção dos planos para o futuro do Porto Digital ainda na gestão anterior. Só não sabia como ia chegar lá”, lembrou Saboya. Jacques foi o escolhido para fazer a entrevista de despedida de Saboya uma vez que foi também o primeiro a entrevistá-lo, recém empossado como presidente do Porto Digital, em 2007, para o JC.