Novo golpe do WhatsApp oferece R$ 70 em crédito

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 19/10/2018 às 16:47
Imagem/ Divulgação
Imagem/ Divulgação FOTO: Imagem/ Divulgação

O dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, identificou uma falsa promoção de aniversário do WhatsApp que está curculando pelo aplicativo de mensagens, oferecendo R$ 70 em créditos para celulares pré-pagos.

Até o momento, já foram detectados mais de 30 mil ciberataques nas últimas 24 horas por meio da tecnologia de anti-phishing do aplicativo dfndr security.

Ao clicar no link, o usuário acessa uma página na qual é incentivado a compartilhar a promoção com todos os contatos e grupos do aplicativo para ter acesso ao crédito prometido. Após o processo, diferente da maioria dos ataques, o usuário é direcionado para uma página de um segundo golpe que oferece cartões de crédito sem consulta ao SPC e Serasa.

Em seguida, o usuário é redirecionado novamente e esse padrão se repete por algumas vezes randomicamente com golpes diferentes. Por fim, o usuário é direcionado para páginas falsas diversas que solicitam nome completo, e-mail, CEP e data de nascimento para receber algum suposto benefício.

Imagem/ Divulgação

“A cada dia que passa os cibercriminosos tentam ampliar sua atuação de formas diferentes para enganar cada vez mais pessoas. Linkar golpes diversos pode ser uma forma de despertar a curiosidade das pessoas que podem acabar incluindo seus dados para conseguir o suposto benefício ou promoção. É muito importante que as pessoas estejam atentas ao que recebem via aplicativos de mensagens, independentemente de quem enviou e da marca em questão.”, comenta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Para não cair em ameaças como essa, o especialista afirma ainda que é fundamental adotar medidas de segurança, como sempre checar se o link é verdadeiro ou não, o que pode ser feito pelo site da psafe, como também utilizar soluções de segurança que disponibilizam a função anti-phishing, como o dfndr security.

Leia Mais

Cibercriminosos oferecem camisas de políticos para praticar golpe pelo WhatsApp

Golpe utilizando marca do aplicativo iFood gera mais de 86 mil ciberataques