16 de outubro: Dia da Ciência e Tecnologia

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 15/10/2018 às 18:10
Foto/ Divulgação FOTO:

Não é de hoje que os homens criam invenções que denominamos tecnologia e essas descobertas sempre serviram para melhorar a qualidade de vida, segurança e conforto.

No tempo das cavernas, tivemos a invenção das primeiras armas, feitas com pedras, pedaços de madeira e ossos. Em seguida, a descoberta do fogo, que foi uma das maiores conquistas do homem, pois através do mesmo passou a cozinhar os alimentos, se aquecer, se proteger dos animais, sendo também a primeira forma de iluminação.

A invenção da roda é tida como revolucionária na época, pois utilizou a técnica mais qualificada para locomover os objetos pesados, animais de grande porte já abatidos, vindo usá-la para a própria locomoção.

Por sua curiosidade em criar e descobrir novas coisas, o homem nunca mais parou de inventar. Com isso, temos o mundo da pós-modernidade, com tantos recursos tecnológicos.

O dia 16 de outubro foi escolhido como o Dia da Ciência e Tecnologia, a fim de valorizar as grandes descobertas e incentivar os cientistas a desenvolverem novas pesquisas.

Entre todas as inovações, detacamos: Alexandre Graham Bell, o inventor do telefone; Thomas Edson, inventor da lâmpada elétrica; Samuel Morse, que criou o telégrafo; Johannes Gutenberg, inventor da imprensa; dentre vários outros.

Entretanto, a afirmativa de que para se comprovar ciência é necessário testá-la, foi de Galileu Galilei. Atrás dessa ideia, veio então Albert Einstein, que publicou o primeiro trabalho científico, com o tema dos líquidos e os canudos e também a Teoria da Relatividade.

Foto/ Divulgação

Outros cientistas famosos que se destacaram foram Louis Pasteur, pela descoberta dos micróbios e Darwin, com a Teoria da Evolução. No Brasil, podemos enfatizar Oswaldo Cruz, médico sanitarista que descobriu a vacina e Alberto Santos Dumont, inventor do 14-Bis.

Também aproveitamos este dia para refletir sobre o papel do homem na transformação do meio ambiente, por conta dos avanços tecnológicos e seus impactos na natureza.

Leia Mais

Pernambuco terá Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Cientistas produzem bebês com camundongos do mesmo sexo