Armazém da Criatividade, unidade do Porto Digital em Caruaru, comemora 3 anos

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 10/10/2018 às 13:44
Armazém da Criatividade (Foto: Beto Oliveira/ Porto Digital/ Divulgação) FOTO:

Assim como outras grandes cidades do Agreste pernambucano, Caruaru se destaca por seu setor têxtil, de serviços e criativo, com grandes polos educacionais produzindo mão de obra qualificada.

Visando fomentar este segmento e uninco o conhecimento em a inovação e o empreendedorismo na região, o Porto Digital em parceria com o Governo de Pernambuco instalou sua unidade avançada, o Armazém da Criatividade, na Capital do Agreste em 2015.

Esta iniciativa comemora no mês de outubro três anos, com alguns números positivos.

O Armazém já recebeu quase oito mil pessoas em 146 eventos nas áreas de moda, audiovisual, tecnologia e educação, capacitando também nestas áreas mais de 2.500 pessoas em cursos e oficinas.

Raquel Lyra (Prefeita de Caruaru), Francisco Saboya (Presidente do Porto Digital), João Lyra (ex-governador) e Adalberto Rodrigues (Gerente do Armazém da Criatividade)

Buscando auxiliar o empreendedor agrestino, o Armazém possui uma incubadora de negócios que já abrigou 26 startups; salas empresariais onde 29 empresas se instalaram; e o coworking, espaço de trabalho compartilhado onde 285 usuários já contribuíram para o fortalecimento do ecossistema.

Além disso o Armazém da Criatividade realiza anualmente uma edição do Mind The Bizz, programa de capacitação do Porto Digital em parceria com o Sebrae e já recebeu mais de 10 mil pessoas em cursos e eventos.

“Não é à toa que o Armazém da Criatividade foi apontado como uma das 10 soluções mais inovadoras do mundo segundo a IASP [Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação] em 2016, um ano depois de abrir suas portas. Isso é uma prova da importância da unidade avançada para todo o Estado como iniciativa capaz de propor o desenvolvimento baseado em conhecimento, inovação e atitude empreendedora. Essa é uma das missões da gente, aproveitar o potencial do presente para criar o futuro”, ressalta o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya.

Esta unidade do Porto Digital possui laboratórios equipados com a tecnologia necessária para auxiliar os empreendedores. São várias impressoras, máquinas de corte, câmeras, ilha de edição e equipamentos para moda, como a mesa de modelagem audaces e máquinas de costura.

Armazém da Criatividade (Foto: Beto Oliveira/ Porto Digital/ Divulgação)

Até o momento 131 empresas são usuárias contínuas dos laboratórios, somando mais de 7.500 horas de uso. “O Armazém da Criatividade está aqui como um equipamento de suporte aos empreendedores do Agreste. Então, oferecer preços abaixo do mercado é uma das formas de ajudar o empresário na fase mais importante que é o desenvolvimento de sua ideia e produto”, destaca o gerente do Armazém da Criatividade, Adalberto Rodrigues.

O espaço abriga ideias como a Marina Pacheco, startup que leva o nome de sua idealizadora, é um atelier de moda sustentável, que pretende oferecer ao mercado o conceito de vestir uma peça/obra de arte, dando preferência a tecidos de fibras naturais, de fontes renováveis.

“Está sendo muito enriquecedor para mim, porque tem me dado um suporte para amadurecer melhor a ideia, deixando mais claro qual era o caminho a seguir e isso é imprescindível. Você criar uma empresa do zero é muito mais complexo que você imagina então todo esse suporte que o Armazém da Criatividade oferece no processo de incubação, está sendo fundamental para o desenvolvimento do meu negócio e da minha empresa.”, ressalta Pacheco.

Leia Mais

Porto Digital assina acordo de cooperação com Ministério de Segurança Pública

O Festival Rec’n’Play terá mais um dia de atração este ano