Por falha de segurança, Facebook pode ser multado em até US$ 1,63 bi na Europa

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 01/10/2018 às 9:12
(Foto/ Divulgação) FOTO:

Estadão Conteúdo

A Comissão de Proteção de Dados da Irlanda (DPC) poderia multar o Facebook em até US$ 1,63 bilhão se reguladores da União Europeia constatarem que a empresa violou a nova e estrita legislação de privacidade digital do bloco ao permitir uma falha de segurança anunciada pela própria plataforma na sexta-feira, pela qual hackers comprometeram as contas de mais de 50 milhões de usuários.

Ontem, o órgão europeu disse que requisitou mais informações à gigante tecnológica sobre a natureza e a escala da falha, incluindo quais residentes da UE podem ter sido afetados.

Leia Mais

Facebook revela falha de segurança que envolve 50 milhões de contas

Facebook apresenta versão melhorada de seu visor de realidade virtual ‘Oculus’

Em comunicado, o regulador afirma que está "preocupado com o fato de que essa falha foi descoberta na terça-feira e afeta muitos milhões de usuários, mas o Facebook é incapaz de esclarecer a natureza da falha e o risco para usuários".

Hoje, uma porta-voz do Facebook ressaltou que a empresa responderá às questões da DPC irlandesa e manterá reguladores atualizados sobre demais desdobramentos.

O executivo-chefe da giant tech, Mark Zuckerberg, disse na sexta-feira que a rede social estava levando a falha "muito a sério" e ainda estava tentando determinar muitos detalhes em torno do escopo e do impacto do incidente.