Líder de uma comunidade do Nordeste é selecionada por Programa do Facebook

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 01/10/2018 às 16:40
(Facebook/ Divulgação) FOTO:

Como iniciativa global que investe em pessoas que estão construindo comunidades, o Facebook criou Programa de Líderes de Comunidades (FCLP) e está comprometido em investir dezenas de milhões de dólares no programa, incluindo até US$10 milhões em subsídios que irão diretamente para pessoas construindo e liderando comunidades.

No total, foram selecionados 22 líderes da América Latina e nove das comunidades apoiadas pelo programa são do Brasil: Mulheres que Decidem, Força Meninas, Techstarts Startup Weekends, Associação de Câncer de Boca e Garganta, Politiquê?, Politize!, Mommys do Face, e Maternativa.

O Politiquê? é o único representante do norte e nordeste que foi selecionado pelo Facebook para participar do programa.

Este projeto não tem fins lucrativos e fala de política, cidadania e empreendedorismo para engajar jovens na mudança social. É uma iniciativa que trabalha de forma dissociada de partidos, promovendo ações educativas com foco nos jovens entre 15 e 25 anos.

Antes de ser selecionada para o Programa do Facebook, a fundadora e diretora executiva, Camilla Borges já tinha participado em 2016 do Young Leaders of the Americas Initiative (YLAI), que é um programa do Governo dos Estados Unidos voltado para jovens líderes empreendedores de toda a América.

Sua fundadora nasceu em Alagoas, mas residente em Recife desde 2007 e em 2013 fundou o Politiquê?, para que os jovens sintam na pele a experiência de ser cidadão e como a política afeta as suas vidas o tempo todo.

Camilla Borges, fundadora do 'Politiquê?'(Foto: Carol B. Fotografia/ Divulgação)

Quando perguntada sobre o que fez ela se inscrever no programa do Facebook, a diretora executiva e fundadora explicou que, para empreendedores, fazer parte de redes com outros países é fundamental para ter acesso ao que tem de mais inovador acontecendo no mundo, ampliar as perspectivas e repertório, compartilhar expertise e agregar valor coletivamente.

"Como empreendedora social, esse tipo de apoio é ainda mais importante, porque os desafios que enfrentamos ao gerar valor social são enormes e a mudança social sistêmica só é possível de acontecer através de redes. Eu busquei o programa do Facebook porque eles possuem expertise em construir comunidades no mundo inteiro, são uma empresa referência global em inovação e tecnologia, possuem um grande público jovem usando suas plataformas e buscam no programa apoiar líderes de comunidades. Temos muito o que aprender com eles", concluiu Borges.

Leia Mais

Facebook apresenta versão melhorada de seu visor de realidade virtual ‘Oculus’

Facebook terá ‘sala de guerra’ para combater ingerência nas eleições no Brasil