Motoristas do Uber e de outros apps têm queda de receita nos EUA

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 25/09/2018 às 11:03
A empresa anunciou que tem luz verde para começar a testar seu sistema de entrega de comida com drones em San Diego, Califórnia. (Foto: Uber/ Divulgação)
A empresa anunciou que tem luz verde para começar a testar seu sistema de entrega de comida com drones em San Diego, Califórnia. (Foto: Uber/ Divulgação) FOTO: A empresa anunciou que tem luz verde para começar a testar seu sistema de entrega de comida com drones em San Diego, Califórnia. (Foto: Uber/ Divulgação)

Os motoristas do Uber e de outros aplicativos de transporte privado nos Estados Unidos viram suas receitas caírem à metade nos últimos anos à medida que mais pessoas passam a trabalhar neste mercado, apontou um estudo publicado nesta segunda-feira.

O relatório da JPMorgan Chase baseado nos depósitos recebidos pelo banco mostrou que os "trabalhadores do transporte" viram sua receita mensal média cair 53% entre 2013 e 2017, de mais de 1.500 dólares para menos de 800.

Os investigadores disseram que as receitas diminuíram à medida que mais pessoas se inscreveram para prestar esse serviço, embora tenham reconhecido que muitos dos motoristas podem estar trabalhando somente em tempo parcial.

Ainda assim, os autores do estudo disseram que esses números sugerem que este tipo de economia - que permite às pessoas trabalhar independentemente - pode não ser tão lucrativo como alguns acreditam.

Leia Mais

Uber quer testar seu táxi voador no Brasil

Uber lança cartilha para auxiliar autoridades em investigações

"Independentemente se a queda das receitas foi causada por uma redução dos salários ou das horas trabalhadas, ou por ambas as coisas, nos últimos cinco anos se tornou cada vez menos provável que dirigir substitua um trabalho de tempo integral, à medida que mais motoristas se unem ao mercado", destaca o relatório.

A economista da Uber Libby Mishkin apresentou um argumento diferente para explicar esses dados, afirmado que eles mostram que mais pessoas - como estudantes e pessoas com filhos pequenos - aproveitam os horários flexíveis para complementar a renda.

O estudo da JPMorgan Chase afirma que, em geral, a "economia de plataforma" - incluindo os serviços de moradia como o Airbnb - está em crescimento.

© Agence France-Presse