Porto Digital assina acordo de cooperação com Ministério de Segurança Pública

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 21/09/2018 às 23:25
Apresentação do Acordo de Cooperação Técnica entre o Porto Digital e o Ministério de Segurança Nacional (Divulgação)
Apresentação do Acordo de Cooperação Técnica entre o Porto Digital e o Ministério de Segurança Nacional (Divulgação) FOTO: Apresentação do Acordo de Cooperação Técnica entre o Porto Digital e o Ministério de Segurança Nacional (Divulgação)

Não é de hoje que o Ministério de Segurança Pública e o Porto Digital trocam ideias sobre como tentar resolver o grave problema de segurança do país. E nesta sexta-feira (21), o Ministro de Segurança Pública, Raul Jungmann e o presidente do parque tecnológico, Francisco Saboya, assinaram o acordo de cooperação técnica, visando combater os crimes e a violência do Brasil.

De acordo com o ministro, o caso se agravava cada vez mais porque nenhum governo federal assumia a responsabilidade da segurança nacional, este assunto era tratado pelos governantes dos estados, de maneira individua e sem nenhum processo padrão ou interligado com os órgãos responsáveis por esta demanda.

"Vamos aproveitar a capacidade tecnológica que tem o Porto Digital e associar a segurança pública, ou seja, nós vamos utilizar uma ferramenta desenvolvida de inteligência artificial (IA), desenvolvida pelo parque, para poder dar um salto de qualidade, agilidade e integração das forças de segurança para o enfrentamento do crime organizado e da violência", enfatizou Jungmann, por qual motivo escolheu o Porto Digital do Recife.

Esta ferramenta será desenvolvida pela Neurotech, uma das empresas embarcadas no parque tecnológico, com bastante expertise em inteligência artificial.

"Nesta primeira etapa a equipe do ministério vem coletando informações sobre locais críticos de falta de segurança. A partir daí, nós vamos cruzar estas informações com nossa base de dados que também vinhemos trabalhando e a partir daí utilizar nossas ferramentas de análises destas informações e gerar ações que sejam mais efetivas ao combate a criminalidade e a violência. Esta ferramenta de inteligência artificial nos dará um panorama muito mais fiel de situações de riscos que existem, para que esta solução seja bem mais efetiva. Vamos usar a inteligência dos órgãos de segurança com inteligência artificial que é nossa expertise há 18 anos", explicou o Germano Vasconcelos, fundador da Neurotech, responsável por toda a solução do projeto.

O projeto será gerido pela área de inteligência do Ministério de Segurança Pública e o seu funcionamento tentará unificar o método de trabalho de todas as polícias e órgãos de segurança de todos os estados da federação, de acordo com as informações dadas pelo ministro no evento que firmou este acordo.

Francisco Saboya (Presidente do Porto Digital) e Raul Jungmann (Ministro de Segurança Pública) assinam o acordo de cooperação técnica (Foto/ Divulgação)

"Pela primeira vez, o Brasil vai dispor de um sistema nacional de segurança pública, passando então a ter uma política de segurança pública. Não teremos um plano, pois plano o governo tem muitos, o que nós não tínhamos era uma política proveniente de uma lei que obriga todos os governos a trabalharem juntos, federais, estaduais e municipais, como também as polícias, o Ministério Público e o judiciário. É a união de todas as forças para enfrentar o crime organizado e a violência no Brasil", enfatizou o ministro.

Os representantes das duas instituições explicaram no evento que uma parte da solução já se encontra desenvolvida e já que o cenário do país em relação a segurança está muito precário, eles pretendem colocar o projeto em ação ainda este ano, de forma experimental, mas já com a utilização dos recursos de inteligência artificial.

Ao ser perguntado porque o governo federal, representado pelo Ministério de Segurança Pública, escolheu o Porto Digital do Recife para firmar esta parceria, Jungmann respondeu: "Escolhemos este Porto Digital por dois fatores, o primeiro é que este parque tecnológico é referência nacional e internacional no segmento de tecnologia e em segundo lugar, eu como pernambucano tenho conhecimento do trabalho que é feito aqui. Por estes motivos procuramos aproximar as duas instituições e também estamos contando com o apoio da Fundação Brava, quem disponibilizou recursos para que pudéssemos realizar esta parceria e o desenvolvimento desta ferramenta de última geração fosse colocada à disposição para combater o crime organizado."

Francisco Saboya (Presidente do Porto Digital) e Raul Jungmann (Ministro de Segurança Pública) assinam o acordo de cooperação técnica (Divulgação)

O investimento foi de aproximadamente 800 mil reais da iniciativa privada, que disponibilizou este recurso através da Fundação Brava, destinado ao Porto Digital.

"Eu gostaria que a quantidade de parceiros para este projeto ampliasse muito, porque o Porto Digital é uma ilha de excelência tecnológica e tem tudo a ver com a necessidade de modernização do teor tecnológico da segurança pública", finalizou o ministro.

Quem também fez parte da mesa foi o presidente do conselho do Porto Digital, Silvio Meira, que na ocasião explicou quais os benefícios este acordo traria para o parque: " A partir do momento que o Ministério de Segurança Pública escolheu o Porto Digital para firmar este acordo, já tivemos ganhos, pois o governo federal reafirma a importância do cluster e da rede de empresas do parque, como centros de competência, tanto como institutos de inovação e iniciativa privada e a parte de terceiro setor que o Núcleo de Gestão do Porto Digital faz, como um dos principais agentes brasileiros de inovação e de soluções de tecnologia de informação e comunicação em qualquer área, mas em segurança pública também em particular".

Na próxima segunda-feira (24), as duas instituições já vão testar o que está pronto da ferramenta e iniciar o trabalho efetivamente.

Leia Mais

Pierre Lucena é o novo presidente do Porto Digital

Porto Digital e Ministério Público abrem inscrição para Ciclo OIL de Inovação Aberta