Google lança o 'Google Eleições 2018' para ajudar na hora de votar

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 20/09/2018 às 18:00
(Google/ Divulgação) FOTO:

Na reta final da corrida eleitoral, recebemos muitas informações e não sabemos se todas elas são verídicas ou não. Como este assunto é bastante procurado em sites de busca, o Google resolveu ajudar nesta jornada para que todos possam conhecer os candidatos e tomar decisões informadas na hora de votar.

A companhia está lançando uma série de ferramentas e soluções para que você possa fazer um #VotoInformado nestas eleições.

Começando com o site Google Eleições 2018. Disponível em versão desktop e mobile, a página combina a base de dados pública do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre os mais de 27 mil candidatos a deputado estadual, federal, senador, governador e presidente, e os organiza em um só lugar.

Para todos os cargos, você consegue filtrar a busca por gênero, estado e partido, além de poder procurar diretamente a legenda ou o nome do candidato.

Na pesquisa sobre os presidenciáveis, você ainda pode escolher entre aprofundar sua pesquisa por meio da Busca, se atualizar sobre cada candidato no Google Notícias, ver entrevistas disponíveis no YouTube, analisar o interesse de busca e os estados nos quais cada presidenciável é mais procurado por meio do Google Trends.

No site, você também encontra uma lista de sites de Organizações Não Governamentais de diversos setores, para que você tenha ainda mais informações de entidades especializadas.

Google Eleições 2018 (Google/ Divulgação)

A partir desta quinta-feira, 20, quem fizer uma pesquisa simples no Google sobre um dos 8.500 candidatos a presidente, senador e deputado federal encontrará Painéis do Conhecimento, aquelas “caixinhas” que ficam em destaque na Busca, com informações importantes como: partido, idade, cargo para o qual está concorrendo, dados familiares e histórico profissional.

Este projeto contou com o apoio dos engenheiros no Centro de Engenharia em Belo Horizonte, e é a primeira vez que trás informações de tantos políticos em uma eleição nacional.

Os próprios candidatos a presidente e sua assessoria, também podem inserir três prioridades de governo e postar diretamente na busca, um diferencial já anunciado em setembro pelo Google.

Também é possível acompanhar as últimas notícias e atualizações sobre os candidatos, eleições estaduais e temas relacionados em uma seção dedicada do Google Notícias.

Pelo aplicativo, você recebe notificações avisando sobre os próximos debates eleitorais e pode até mesmo assistí-los ao vivo via streaming, como também acompanhar as publicações dos próprios candidatos e do TSE diretamente na plataforma.

Confira mais detalhes acessando a plataforma.

Leia Mais

Google inaugura laboratório de inteligência artificial em Paris

Google lança novo Google One no Brasil