Geólogos descobrem ‘novo’ crocodilo em Minas Gerais

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 15/09/2018 às 21:18
Crocodiliforme Herbívoro-Onívoro (UFTM/ Divulgação) FOTO:

Estadão Conteúdo

Uma nova espécie de crocodilo - crocodiliforme herbívoro-onívoro - até então desconhecida no mundo foi descoberta em Minas Gerais. Um fóssil completo do animal, que habitou a região do Triângulo Mineiro há 80 milhões de anos, foi apresentado pela primeira vez na manhã de sexta-feira, 14, no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, na zona rural de Uberaba.

O esqueleto, quase completo e com cerca de 70 centímetros de comprimento, foi localizado durante escavações no ano de 2014 no distrito de Honorópolis, município de Campina Verde (MG).

Ele tem todos os elementos ósseos e o crânio muito bem preservados. Um artigo dos pesquisadores sobre a descoberta foi publicado no último dia 5 na revista científica internacional "PeerJ".

O geólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), conta que as outras espécies desse crocodilo, encontradas no Estado de São Paulo, são diferentes desse animal. "Os ossos mudam e até a cauda é mais curta", falou ao Estado. Segundo ele, a partir de agora o fóssil ficará exposto no Museu dos Dinossauros em Uberaba.

Roxochampsa Paulistanus (UERJ/ Divulgação)

- Roxo -

No mês passado, pesquisadores da Universidade Estadual do Rio (Uerj) e da Federal do Rio (UFRJ) haviam apresentado ao público a descoberta de um crocodilo gigante, com até quatro metros de comprimento, que viveu há 70 milhões de anos em São Paulo. O Roxochampsa paulistanus pode ser considerado tio-avô dos atuais crocodilianos.

Pinturas Rupestres (Unesp/ Divulgação)

- Pinturas Rupestres -

Em Pedregulho (SP) pesquisadores da analisam desenhos e marcas encontradas nas paredes de uma caverna. O trabalho para saber se são pré-históricos começaram nesta semana e o local, que fica no interior de uma fazenda, permanecerá fechado para a realização dos estudos.

Leia Mais

Equipe da UFPE encontra nova espécie de sapo na Chapada do Araripe

‘Hashtag’ pré-histórica pode ser desenho mais antigo do mundo