publicidade
13/09/18
Chopeira 4.0/ Foto: Divulgação
Chopeira 4.0/ Foto: Divulgação

Ekäut e Instituto SENAI dão um passo para inovação

13 / set
Publicado por Fernanda Villas Bôas em Emprendedorismo às 15:15

Buscando inovar e se manter no mercado, a Cervejaria Artesanal Ekäut, junto com o Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs), pretendem trazer o que há de mais atual na fabricação de seus produtos.

Esta parceria vai desde a forma como os produtos são fabricados, acompanhamento ao mesmo tempo e todos os processos de chão de fábrica até a implementação de novos modos de produzir e de uma nova maneira de se conectar ao consumidor.

O formato de trabalho dos parceiros vem dando tão certo que eles  já pretendem apresentar projetos de como mudar a forma de produzir e consumir cerveja.

Um dos exemplos dessa nova conexão é a possibilidade de identificação mais rápida de possíveis problemas e soluções ágeis, com redução do impacto na produção.

O outro exemplo, igualmente importante, e que vem sendo desenvolvido durante o último mês, é a Chopeira 4.0, uma máquina robotizada, ainda na fase de protótipo, que funciona controlada via internet, através do celular ou cartão do consumidor. A máquina pode ser por exemplo uma vending machine de chopp.

De acordo com João Tragtenberg, pesquisador Industrial a frente do projeto, a Chopeira 4.0 nasceu focada na IoT, Internet of Things (Internet das Coisas), tendência ligada ao panorama atual das indústrias.

Dentro desse cenário, informações sobre a produção e o atendimento aos consumidores se tornam mais fáceis de acessar.  O produto inteligente, capaz de fornecer informações sobre seu desempenho, é um importante vetor no aumento da produtividade, auxiliando nas tomadas de decisões e criando novas possibilidades de negócios.

“A aplicação de inovação e tecnologia em toda cadeia produtiva da Ekäut vai trazer para a cervejaria otimização dos recursos, minimização dos riscos, favorecendo seu desempenho, produtividade e por consequência a qualidade do produto que entregamos aos nossos clientes”, comenta Diogo Chiaradia, sódio da Cervejaria.

Leia mais
Olinda recebe XXIII Maratona de Programação
Pepsico, Danone e Nestlé em prol do Meio Ambiente


FECHAR