Uber quer testar seu táxi voador no Brasil

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 31/08/2018 às 17:28
UberAIR/ Foto: Divulgação FOTO:

Durante a conferência Uber Elevate desta quinta-feira (30), a empresa revelou que busca uma terceira cidade para lançar o programa de voos fretados. Os países que estão na seleção por uma parceria, depois dos Estados Unidos, são Brasil, Austrália, Japão, Índia e França.

Desta forma, o Brasil poderá ser o segundo país a testar o UberAIR, projeto de táxi aéreo da companhia. O lançamento do programa já está confirmado em Dalas e Los Angeles.

Para escolha desta localidade os critérios foram variados, seno levado em consideração aspectos como uma região metropolitana com mais de 2 milhões de pessoas e concentração de 2 mil pessoas por milha quadrada (cerca de 1,6 km²).

Além dos critérios citados acima, a Uber busca um local onde os congestionamentos são imensos e a solução aérea seria uma opção favorável. Também buscam uma cidade que o trajeto do aeroporto ao centro demore mais que uma hora.

No Brasil, a cidade que está nos planos da Uber é o Rio de Janeiro. Na Índia tem as opções Mumbai, Déli e Bangalore, enquanto a Austrália pode ver o táxi aéreo em Melbourne ou Sydney. No Japão, as alternativas são Tóquio ou Osaka e, na França, os testes seriam feitos na capital Paris, onde se encontra o Centro de Tecnologias Avançadas da Uber para desenvolver carros voadores.

A meta da companhia é que o UberAIR permita que seus usuários peçam um voo da mesma forma simples que se pede uma carro atualmente pelo aplicativo. A expectativa é de que os voos demonstrativos comecem em 2020 e a operação comercial tenha início em 2023

 Os órgãos de regulação e planejadores urbanos dos cinco países já estão trabalhando em conjunto com a companhia para buscar soluções de desenvolvimento. A cidade escolhida será anunciada até fevereiro de 2019.

Leia Mais

Uber Eats chega a Recife

Japão acredita que carros voadores logo serão realidade