Pierre Lucena é o novo presidente do Porto Digital

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 30/08/2018 às 13:42
Pierre Lucena/ Foto: Divulgação FOTO:

O  Conselho de Administração do Porto Digital elegeu o novo presidente-executivo do parque tecnológico, em reunião, nesta quinta-feira (30). Pierre Lucena, que até esta quinta ocupava a vice-presidência do Diário de Pernambuco, foi escolhido após votação entre, representantes das empresas, academia e entes governamentais, que formam o conselho administrativo do Porto Digital.

O novo presidente assumirá o cargo em 1º de novembro. Lucena, que tem 47 anos e já ocupava uma cadeira no conselho do Porto Digital e do CESAR, é professor de Finanças da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

"Vamos fazer a transição em dois meses e espero agora buscar o ecossistema, formado pela empresa, governo e universidade, para uma agenda conjunta com o Núcleo de Gestão do Porto Digital NGPD", afirmou Lucena, em entrevista assim que foi anunciado. "Tem uma questão urbana importante a ser trabalhada em relação ao centro da cidade, que irei detalhar mais à frente", concluiu.

Porto Digital/ Foto: Divulgação

Pierre Lucena ainda atuou como Secretário-Adjunto de Educação do Estado de Pernambuco e foi professor visitante na Universidade do Minho, como bolsista do Programa Erasmus Mundus, no ano de 2010. Foi Reitor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG) de 2013 a 2018 e Diretor Acadêmico Regional da Rede Laureate, para o Estado de Pernambuco.

O atual presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, anunciou, no dia 14 de agosto, a decisão de deixar o cargo. Saboya permanece como gestor do parque até 30 de outubro, período durante o qual será feita a transição com o novo presidente eleito pelo Conselho.