Dados de milhões de brasileiros vazaram de site de DNA

Letícia Saturnino
Letícia Saturnino
Publicado em 29/08/2018 às 12:15
Foto: Divulgação FOTO:

Recentemente, informações de mais de 92 milhões de contas de usuários vazaram do site MyHeritage, especializado em construção de árvores genealógicas e comércio de testes de DNA.

A empresa israelense informou a quantidade de brasileiros afetados com a falha de segurança, depois da solicitação do MPDFT  (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios).

O vazamento ocorreu em 26 de outubro de 2017 e mais de 3 milhões de clientes brasileiros tiveram seus e-mails e senhas expostos, sendo que, deste total, 106.880 usuários eram menores de idade nesta data.

De acordo com os responsáveis, nomes, endereços, dados de cartões de créditos e informações sobre a herança genealógica e DNA dos usuários não foram expostos. 

Leia Mais

Físicos observam desintegração do bóson de Higgs

Sonda dos EUA se aproxima do asteroide Bennu

Também destacaram que as senhas, mesmo as vazadas, possuem criptografia (código que embaralha as informações e é difícil de descobrir).

Por  acreditar que o site MyHeritage não violou a lei, o órgão responsável pela proteção de dados israelense encerrou a investigação.

Em concordância com o Ministério Público, no Brasil, as investigações sobre o caso ocorreu em sigilo.

Como sugestão, os órgãos de proteção informaram que, os brasileiros, usuários deste site, deveria alterar sua senhas, por prevenção.